Ter uma dieta saudável e balanceada é um dos grandes desafios da atualidade. A facilidade oferecida pelos fast-foods e alimentos industrializados pode significar um ganho de tempo na correria do cotidiano, embora essa escolha não seja nada favorável à manutenção de um padrão de vida saudável.

Pensando nisso, separamos a seguir 4 dicas para se ter uma alimentação saudável e equilibrada. Confira aqui e comece agora mesmo a usufruir dos benefícios de uma dieta mais balanceada!

1. Faça suas refeições com calma

Com a correria do dia a dia é bastante comum que nossas refeições sejam feitas com muita pressa, o que pode acabar nos fazendo comer muito rapidamente e não mastigar a comida como se deve.

A chamada digestão mecânica é de extrema importância para que os demais processos digestivos se deem de maneira satisfatória, uma vez que a ingestão de alimentos mal triturados sobrecarrega os demais processos físicos e químicos empregados pelo organismo para a absorção de nutrientes. Ou seja, haverá um gasto excessivo de energia para concluir a digestão.

Por isso, reservar períodos de tempo ao longo do dia para que as refeições sejam feitas com calma é essencial para usufruir dos benefícios de uma alimentação saudável e balanceada.

2. Evite alimentos refinados

A grande maioria dos alimentos refinados perde nutrientes, vitaminas e fibras durante os processos químicos de refinamento. Além disso, o organismo não os reconhece como naturais, o que faz com que o corpo desencadeie processos inflamatórios para, literalmente, combater o alimento ingerido. Dessa forma, haverá não só perdas nutricionais como também um maior gasto de energia para a digestão do alimento.

Assim, optar por alimentos integrais pode ser uma excelente alternativa para tornar a dieta mais saudável. Esses alimentos não passam pelos processos químicos que causam a perda de seus nutrientes e fibras, de modo que sua absorção será muito mais eficiente e proveitosa para o corpo.

3. Aumente o consumo de frutas

Aumentar o consumo de frutas na dieta pode ser uma escolha bastante sábia na busca por uma alimentação mais saudável. Esses alimentos são fontes naturais das mais diversas vitaminas, contribuindo com as necessidades do corpo por esses nutrientes. Podemos citar a melhoria da saúde dos cabelos e até mesmo a prevenção da queda como consequências de se aumentar o consumo de vitaminas.

Outra vantagem das frutas é a abundância de fibras na maioria delas. A ingestão satisfatória de fibras é muito importante para garantir o bom funcionamento intestinal, assim como para a absorção de gorduras e toxinas presentes no trato digestório.

Podemos dizer também que algumas frutas são excelentes aliadas em dietas de emagrecimento. Além do auxílio na satisfação do desejo por doces, existem frutas que induzem ao estado de saciedade, como é o caso da maçã, o que é extremamente positivo quando a diminuição do apetite é algo desejável.

4. Alimente-se de 3 em 3 horas

Talvez essa seja uma das principais dicas para desenvolver hábitos saudáveis para a alimentação. Alimentar-se de 3 em 3 horas garante que o aporte energético às células do organismo nunca esteja em déficit, de modo que não haja perda de proteínas e lipídios próprios para suprir alguma carência.

Mesmo em dietas de emagrecimento, é muito importante que as refeições sejam feitas com essa frequência ao longo do dia. Esse hábito é fundamental para a manutenção do metabolismo corporal e, a partir de uma alimentação balanceada, atingir os objetivos desejados.

E aí, gostou das dicas sobre alimentação saudável? Compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também saibam como mudar a dieta!