As mulheres brasileiras estão entre as que mais recorrem ao alisamento de cabelo. Uma pesquisa mostrou que 42% das mulheres têm cabelo liso, contudo somente 19% desse percentual são naturais. A pesquisa mostra também que 61% das mulheres procuram alguma maneira de ter cabelos lisos e 57% já realizaram algum procedimento do tipo.

Acontece que elas estão buscando formas mais seguras de alisar os cabelos, tendo em vista que já estão alertadas quanto ao efeito nocivo de alguns produtos.

Veja neste post as formas mais seguras de alisar as madeixas. Acompanhe!

Como fazer alisamento de cabelo de forma segura?

Atente-se aos produtos nocivos:

Segundo a ANVISA há dois compostos presentes nas fórmulas dos alisantes que são nocivos ao organismo: Glutaral e Formol. Vamos listar o que ocorre no cabelo com cada uma dessas substâncias:

Formol

O Formol presente nos produtos alisantes abrem as cutículas, chegando ao córtex. Nessa camada, ele ataca as pontes de dissulfeto, responsáveis por dar forma aos fios. Essa quebra alisa os fios, mas há um custo elevado. Pode causar alergia, queimaduras no couro cabeludo, dermatite, entre outros males. 

Sua concentração máxima permitida em produtos de beleza pela ANVISA é de 0,2% como conservantes.

Glutaral

O Glutaral é 10 vezes mais potente que o Formol. O resultado é um risco 10 vezes maior, podendo causar intoxicação interna, dermatite, fratura do fio e queimaduras. Além disso, há riscos imediatos como náuseas, vômitos, amargo na boca, dores abdominais, feridas na região da boca e olhos, desmaio e em casos extremos o câncer. Realmente, não vale a pena!

Quais as fórmulas seguras?

Para alegria de todos há produtos no mercado, livres dessas substâncias perigosas. Vamos a algumas delas:

Alisantes a base de ácido tioglicólico

A ANVISA permite substâncias seguras para o alisamento, como por exemplo, os derivados do ácido tioglicólico, hidróxidos e o tioglicolato de amônio. Que são permitidos pela legislação e que apresentam propriedades alisantes.

Botox capilar

Botox capilar é capaz de reduzir o volume e proporcionar um efeito ant-frizz, sem trazer danos ao organismo. Normalmente esse tipo de produto é produzido a base de aminoácidos, que estimulam a renovação celular e tem ação antioxidante, que aumentam a nutrição capilar, proporcionando maior maciez e brilho nos cabelos.

Progressivas 

Esse produto normalmente proporciona um efeito liso com aspecto natural. Sua composição geralmente apresenta o Sodium PCA, que age como umectante natural, o que dá uma aparência saudável aos cabelos. Além dele, Aminoácidos e Complexo de Óleos protegem os fios, fortalecendo suas camadas danificadas.

Henê

Também seguro para os cabelos, o henê trata e alisa os fios sem causar nenhum dano à saúde humana. Resultado obtido a partir de uma pesquisa conduzida por uma especialista da Universidade do Rio de Janeiro.

Sua base é o hidróxido, capaz de criar uma “capa” química que nutre e impede que outro alisante a penetre. Os resultados aparecem depois de repetidas aplicações, sem danificar os fios ou couro cabeludo. A desvantagem é que só pode ser usado por pessoas com colorações de cabelos mais escuras.

Como se resguardar?

A ANVISA recomenda procurar saber a composição dos produtos que prometem fazer o alisamento de cabelo. Leia o rótulo e siga as instruções de uso, dando sempre atenção às precauções e advertências presentes na embalagem. O órgão ainda recomenda optar sempre por produtos cosméticos registrados, cujo número de registro está estampado na embalagem.

Gostou das informações que leu? Aproveite e curta nossa fan-page e saiba tudo sobre cabelos, novidades, produtos interessantes e muito mais. Confira!