Manter uma rotina de cuidados com cabelos cacheados não é uma tarefa fácil. Afinal, são inúmeros detalhes que devem ser levados em consideração para ter fios macios e brilhantes. Ao seguir os procedimentos corretos, em pouco tempo, você consegue sentir uma grande diferença.

O principal segredo está em conhecer bem sua textura capilar para evitar danos e agressões externas. Os cachos ficam soltos e volumosos, com uma aparência extremamente natural. São técnicas simples, porém, é preciso ter muita disciplina para preservar o resultado a longo prazo.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar seis dicas indispensáveis na hora de cuidar dos cachos e surpreender com um visual poderoso. Acompanhe!

1. Escolha produtos para cabelos cacheados

Cabelos cacheados têm uma estrutura capilar frágil, com tendência ao ressecamento, já que a oleosidade da raiz enfrenta dificuldades para chegar até as pontas. Por isso, a porosidade se torna uma verdadeira batalha a ser vencida. O mais importante é escolher sempre os produtos recomendados ao seu tipo de fio.

Para trazer maciez, use óleos vegetais com frequência e priorize os shampoos neutros para não agredir a estrutura das madeixas. Outro diferencial está em montar um cronograma capilar específico com nutrição, hidratação e restauração.

2. Intercale os dias de lavagem

Lavar os cabelos todos os dias pode deixar os cachos danificados. O ideal é intercalar a higienização dia sim, dia não. Dessa forma, a oleosidade natural do couro cabeludo consegue atingir o comprimento das mechas.

Outra dica essencial é evitar água quente durante o banho. As altas temperaturas deixam a estrutura capilar ressecada e provocam quebras. O aspecto opaco também aparece com força total após a abertura das cutículas. Por isso, priorize a água morna mesmo nos dias mais frios.

3. Troque a toalha por uma camiseta

O hábito comum de secar os cabelos com a tolha de banho é extremamente danoso para as cacheadas. A quantidade de fibras presentes nas toalhas encrespam os fios e aumentam o temido frizz.

Substitua a peça por uma camiseta antiga que você já não usa com frequência. A malha também acelera o processo de secagem das mechas de forma natural.

4. Use sempre um creme anti-frizz

Para selar as cutículas de maneira correta, um creme anti-frizz se torna indispensável. Além de tudo, o produto ainda controla e protege os cachos contra os danos causados por uma série de agressões externas, como secador e sol em excesso.

A quantidade ideal é uma pequena porção do tamanho de uma moeda de dez centavos. Aplique o creme sempre com o cabelo úmido como um finalizador do penteado. Escolha opções com protetor solar para preservar o brilho e a maciez durante os dias mais quentes.

5. Defina os cachos com um difusor

Caso você esteja em transição capilar e precise secar os cabelos, não se esqueça de utilizar o difusor. O acessório reduz consideravelmente o frizz e distribui o calor de forma uniforme. Uma dica que faz toda a diferença é iniciar o processo de secagem apenas quando as madeixas estiverem úmidas.

Para deixar o visual com mais volume, amasse as mechas em movimentos alternados no bico do difusor. É muito importante deixá-lo rente a raiz durante alguns segundos para garantir movimento natural aos fios.

6. Elimine as escovas na hora de pentear

Em cachos de textura fina, a escovação incorreta pode prejudicar o crescimento e aumentar a porosidade. Uma boa opção é pentear os cabelos com os dedos enquanto ainda estiverem molhados ou durante o banho.

Caso suas madeixas estejam muito embaraçadas, dê preferência a pentes de dentes largos, especialmente os modelos feitos em madeira.

A forma de pentear as mechas também é um fator decisivo para a saúde capilar. Comece sempre pelas pontas com muita suavidade e, aos poucos, alcance as partes superiores da cabeça.

Agora que você conhece os principais cuidados com cabelos cacheados, siga nossas dicas e tenha disciplina para conservar fios saudáveis. Investir em um bom corte também é fundamental na hora de valorizar a definição ideal. O grande segredo está em escolher uma opção em camadas com pontas arredondadas, que facilita a preparação no dia a dia.

Se você gostou das informações deste artigo, siga nossos perfis no Facebook e Instagram!