Você certamente já sabe que todo cabelo precisa de cuidados. Mas será que você conhece os tratamentos capilares mais indicados para você? Saiba que suas madeixas têm necessidades específicas e nem sempre o que funcionou para sua melhor amiga dará certo para você também.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar 4 diferentes tratamentos capilares e ajudá-la a decidir o que fazer para deixar seus fios ainda mais bonitos. Confira!

1. Hidratação

As madeixas de todo mundo estão sujeitas a agressões diárias, tais como a poluição, o sol e os produtos químicos. Por isso, todo cabelo deve ser hidratado periodicamente. Esse tratamento tem como objetivo recuperar os fios e devolver a umidade perdida no dia a dia.

Hidratar os cabelos em casa é muito fácil. Para melhores resultados, comece o tratamento caprichando na limpeza dos fios. Um shampoo antirresíduos é uma ótima pedida — e lembre-se de não usar água muito quente, para não danificar ainda mais as madeixas.

Depois, é só aplicar a máscara de hidratação no comprimento dos fios — úmidos e limpos —, evitando o contato do produto com a raiz do cabelo. Deixe agir pelo tempo indicado no rótulo. Por fim, é só enxaguar muito bem e pentear como de costume. Os cabelos muito ressecados devem ser hidratados semanalmente. Já aqueles menos danificados podem ser tratados em intervalos de 15 a 30 dias.

2. Nutrição

Se o seu cabelo está sofrendo com falta de brilho, frizz e, além disso, embaraça facilmente, está na hora de nutrir os fios. A nutrição visa à reposição dos lipídeos da fibra capilar, devolvendo nutrientes e mantendo a hidratação por mais tempo.

O tratamento com máscaras nutritivas é semelhante a uma hidratação e é, em geral, indicado para cabelos cacheados e crespos ou para aqueles que foram descoloridos. Os produtos usados para nutrir devem conter gorduras, tais como o óleo de argan ou a manteiga de karité.

3. Umectação

Essa técnica é uma variação da nutrição. Nela, os óleos vegetais são usados não apenas ao longo do comprimento dos fios, mas também para massagear o couro cabeludo. Normalmente, o tratamento é feito antes de dormir e o óleo age nas madeixas durante toda a noite.

A umectação é indicada para cabelos que sejam naturalmente ressecados, como os cacheados ou crespos ou, ainda, para aqueles em transição. A massagem durante a aplicação do óleo estimula o crescimento dos fios, tornando essa técnica ainda mais potente do que a nutrição.

4. Reconstrução

Os cabelos que sofrem tratamentos químicos fortes, como alisamento ou coloração, tendem a ficar porosos e a quebrar com facilidade. Para evitar que isso aconteça, é preciso repor as proteínas da fibra capilar. Normalmente, as máscaras reconstrutoras contêm esse nutriente na forma de ceramidas ou queratina.

A reconstrução é uma técnica que proporciona, também, os benefícios da hidratação e da nutrição. Para cabelos muito danificados, esse tratamento pode ser realizado semanalmente.

Todos os tratamentos capilares apresentados aqui podem ser facilmente feitos em casa, reduzindo os gastos com idas frequentes ao salão de beleza. Esperamos que essas informações tenham sido úteis e que contribuam para que você fique ainda mais feliz e confiante com os seus cabelos.

Se você gostou desse post e quer se manter sempre bem informada sobre os cuidados com cabelos e receber outras dicas de beleza, curta a nossa página no Facebook!