Ter um cabelo bonito e saudável, utilizando produtos práticos e caseiros, é o desejo de muitas mulheres modernas, que também valorizam seu tipo de fio e querem potencializar ainda mais sua beleza natural. Por isso, é importante escolher o procedimento adequado dentre os diferentes tipos de tratamentos para o cabelo. 

Para ajudar você nesse assunto, acompanhe o post de hoje, entenda para que servem os principais tratamentos capilares e perceba como eles são fáceis de fazer!

1. Hidratação

Benefícios: esse é um dos métodos de tratamento mais conhecidos e acessíveis. Além de ser um importante cuidado de rotina para uma boa saúde capilar, a hidratação também pode servir de base para outros procedimentos mais profundos, como a nutrição e a reconstrução. 

Como fazer: aplique a máscara hidratante mais indicada para seu tipo de cabelo, observando o tempo de ação indicado na embalagem e utilizando uma touca para abafar os fios e não deixá-los perder água.

Princípios ativos: óleo de argan, aloe vera e minerais.

2. Nutrição

Benefícios: os cabelos contêm, em sua composição, alguns lipídeos e nutrientes que podem se perder em cabelos mais secos ou submetidos à coloração. O objetivo da nutrição é repor esses componentes lipídicos do cabelo, dando-lhe lubrificação e mantendo a hidratação ou a cauterização por mais tempo, já que os lipídeos “seguram” a água dentro do fio.

Como fazer: aplique a máscara nutritiva no comprimento dos fios, sem alcançar a raiz, e deixe-a agir durante o tempo indicado na embalagem do produto.

Princípios ativos: manteiga de karité, óleo de amêndoas, óleo de argan e proteína da seda.

3. Restauração ou reconstrução

Benefícios: sol, poluição, processos químicos intensos, chapinha diária e outros fatores danificam os fios diariamente, criando, em alguns casos, a necessidade de reconstruir, por meio de um tratamento, uma proteína bastante importante para a vitalidade dos cabelos: a queratina. O processo de reconstrução capilar devolve a massa e o brilho para os fios quebradiços, até para os extremamente danificados.

Como fazer: geralmente, a reconstrução é feita por etapas, dentro de um cronograma capilar. O procedimento em casa consiste em aplicar a máscara de reconstrução de 3 a 5 minutos nos cabelos previamente lavados, com shampoo de limpeza profunda, e enxaguar bem, finalizando com leave-in. 

Princípios ativos: ceramidas, complexos de queratina e arginina.

4. Selagem

Benefícios: após a hidratação, é importante selar os fios para prender a água por mais tempo nos cabelos, prolongando, assim, o resultado do tratamento. A selagem cria uma camada protetora que fecha a cutícula de cada fio. Ela também é útil para casos em que se deseja diminuir o frizz do cabelo, mas não é um alisamento.

Como fazer: caso tenha sido feita uma hidratação prévia, o passo seguinte é somente aplicar um leave-in nos fios. Porém, quando o procedimento é feito isoladamente, é necessário fazer uma lavagem prévia com shampoo de limpeza profunda e depois aplicar o produto, sem enxágue. Ele pode ser encontrado na forma de séruns, pomadas ou cremes. Para potencializar o efeito da selagem, seque o cabelo após a aplicação do produto.

Princípios ativos: óleo de abacate e silicone.

5. Cauterização

Benefícios: similar à reconstrução, a cauterização é utilizada para restaurar cabelos extremamente danificados e quebradiços, devolvendo a massa aos fios e diminuindo a porosidade. A diferença é que a cauterização é mais intensa, pois é feita com queratina líquida, enquanto a reconstrução é feita com outros produtos.

Como fazer: após a lavagem com shampoo de limpeza profunda (sem sal), borrife a queratina no cabelo durante 10 minutos. Enxágue e aplique uma máscara de hidratação, deixe-a agir e depois lave e seque os fios.

Princípio ativo: queratina.

Viu só como cuidar da beleza dos cabelos está cada vez mais descomplicado? Conseguiu identificar quais os tipos de tratamentos para o cabelo de que seus fios estão precisando? Agora é só escolher o produto da Hydra Cosméticos ideal para você e mãos à obra!