Enquanto algumas mulheres sofrem com a queda de cabelo, outras têm fios até demais e os cabelos são muito volumosos. Isso é algo bom, mas pode não ser prático, especialmente para quem não tem tempo e precisa estar com eles impecáveis para o dia a dia no trabalho. Para isso, investir em formas de redução de volume capilar pode ser uma boa alternativa.

Existem, hoje em dia, diversos tipos de tratamento de cabelo que ajudam a “controlar” o volume dos fios e oferecem mais praticidade. Além deles, há também outras formas cuidar das madeixas indisciplinadas em casa. Veja abaixo as dicas que preparamos para você.

1. Alisamento capilar

Para quem tem muitos fios e quer uma solução rápida, esse é o tratamento mais indicado já que consegue reduzir mais de 80% do volume capilar com apenas uma aplicação. 

Entre tantas opções de procedimentos modernos, o alisamento e o relaxamento continuam populares entre as brasileiras que desejam ter madeixas mais fáceis de domar. 

Os procedimentos são parecidos independente do composto escolhido para a aplicação, e dependem do tempo de ação no fio para conseguir o efeito desejado. Eles alteram a estrutura original dos fios, que é determinada pelas pontes químicas de hidrogênio e enxofre, que são responsáveis pela distribuição de queratina dentro do cabelo. 

2. Selagem capilar

selagem capilar — também chamada de botox capilar — é outro tratamento feito em salão e que tem se tornado cada vez mais requisitado pelas mulheres. Quem deseja ter um cabelo menos volumoso, mas que quer abandonar a escova progressiva, acaba optando pela selagem.

Ela tem como função principal selar os fios, ou seja, fechar a estrutura do cabelo. Isso promove mais brilho, hidratação, nutrição e, claro, você também ganha madeixas disciplinadas. 

Porém, é preciso ter muito cuidado com o tipo de produto que você usa se a sua intenção é fugir do formol. Algumas selagens possuem essa substância na sua composição e, portanto, é bom procurar um profissional de confiança. Também há aquelas que ajudam a alisar e possuem substâncias alternativas, como a etalonamina, em suas fórmulas.

3. Hidratação

Hidratar o cabelo é outra forma de controlar o volume e também de eliminar aquele frizz que insiste em deixar os fios ainda mais indisciplinados. Portanto, faça-as periodicamente. Por exemplo, quem tem o cabelo cacheado, o ideal é hidratá-lo em casa 2 vezes por semana.

Mas isso não elimina a necessidade de ir a um salão para um resultado mais eficiente. Nesse local, a variedade de produtos é muito maior, sem contar nas técnicas que os profissionais dominam. Por lá você consegue uma hidratação mais profunda e duradoura.

4. Escova

Outra forma de manter o volume dos cabelos sob controle é fazendo escova em casa. Há muitos produtos que facilitam essa prática, como, por exemplo, os que ajudam a escova a deslizar melhor pelos fios, os protetores térmicos (estes não podem faltar) e até as escovas rotativas, que dão uma grande ajuda especialmente para as mulheres de cabelos compridos.

Percebe como não é tão difícil controlar os fios? Basta apenas um pouco de boa vontade. No começo pode até ser cansativo realizar os procedimentos, mas com o tempo eles passam a fazer parte da sua rotina. Para saber mais sobre o assunto, conheça alguns produtos que ajudam na redução de volume capilar e ajudam você a conquistar o penteado ideal!