Se você está buscando um tratamento para reduzir o volume e aumentar o brilho e proteção dos fios, a selagem pode ser a sua salvação. Esse tratamento atua para conseguir efeitos surpreendentes.

Muitas mulheres recorrem a tratamentos capilares buscando disciplinar os fios. Por isso, têm surgido no mercado produtos que prometem devolver aos cabelos, principalmente aos que passaram por químicas, o peso e alinhamento, que se tornaram deficientes por processos agressivos à sua estrutura.

Entre os tratamentos recomendados para os cabelos, a selagem tem um destaque especial, mostrando-se eficiente na reconstrução de danos como porosidade e quebra. Quer saber  como ela pode ajudar na recuperação do seu cabelo danificado? Continue a leitura!

O que é uma selagem capilar?

Há um erro muito comum, que deve ser corrigido quando se fala de selagem. Muitas pessoas confundem esse tratamento com alisamento, mas é importante deixar explicado que selagem não é alisante, e sim um método capilar que cumpre a função de selar o fio, tendo a queratina como principal ativo em sua composição.

Sua propriedade objetiva a reposição da massa capilar perdida, principalmente por processos químicos e, como o nome sugere, a selagem das cutículas.

Com a reposição da massa, os cabelos se tornam mais densos. E essa densidade faz com que ele adquira um aspecto mais liso e com volume controlado. Além do mais, cutículas fechadas deixam os fios protegidos, o que é importantíssimo para a saúde e aparência deles.

Quando uma selagem é indicada?

O tratamento é indicado para os fios que estão porosos e quebradiços e com escamas frágeis, que os deixam sem brilho e vida. Além disso, a selagem pode ser o recurso ideal para quem busca a redução de volume capilar.

Não se deve recorrer à selagem quando o objetivo for o alisamento dos fios. Nesse caso, é mais interessante considerar outras opções, como a escova progressiva, que possui formulação específica para alisamento.

Ao avaliar a necessidade de recorrer a tratamentos que envolvam reposição de massa e queratina nos fios, deve-se levar em conta a insuficiência dessas propriedades capilares, o que pode variar caso a caso. O cabeleireiro é a pessoa mais indicada para diagnosticar e orientar o que pode ser feito.

Como o tratamento é realizado?

O procedimento normalmente envolve a lavagem com um shampoo específico — geralmente o antirresíduo — e logo após é feita a aplicação do selador.

Para fixar o produto e realizar o fechamento e selagem das escamas é necessário o uso de uma chapinha que atua como termoativador do produto, gerando a reação necessária para a sua ação.

Após os cabelos esfriarem, eles devem ser hidratados e condicionados, passos que finalizam a selagem.

Quanto tempo duram os resultados?

A duração dependerá do nível de dano apresentado pelo cabelo e da rotina de cuidados diários. Um cabelo muito danificado pode apresentar necessidade de um novo procedimento mais rapidamente. Em geral, uma nova sessão é indicada após 6 meses.

Quando o cabelo apresenta baixos índices de danos e cutículas não tão abertas, o retorno pode demorar um pouco mais.

Mas, independentemente da situação, os cuidados básicos não devem ser menosprezados. Mesmo que a aparência deles após a selagem seja excelente, a manutenção dos resultados dependerá da atenção dada no dia a dia com lavagem, hidratação e nutrição corretas. Esse tratamento requer cuidados semelhantes aos de quem tem cabelo com progressiva.

Se você busca reduzir o volume e deixar os fios com volume disciplinados, a selagem é uma alternativa ideal. O Botox Liso Perfeito, da Hydra Cosméticos atua como selador dos fios e redutor de volume. Um produto eficiente para quem busca resultados surpreendentes.