skip to Main Content

8 dicas para cuidar de um cabelo com progressiva

8 Dicas Para Cuidar De Um Cabelo Com Progressiva

Cuidar do cabelo com progressiva não é tarefa fácil. Afinal, o processo químico exige uma atenção especial para que os resultados se mantenham. Tenha em mente que, mesmo controlando o frizz, reduzindo o volume e aumentado o brilho, a fibra capilar ainda recebe algumas agressões após o alisamento.

Mas não precisa se preocupar! Com dicas certeiras e produtos de boa qualidade, você vai conseguir preservar suas madeixas saudáveis por mais tempo.

O grande segredo está em montar uma rotina de cuidados pós-química e ter bastante disciplina. Então, quer saber mais sobre o assunto? Preparamos aqui 8 dicas para te ajudar preservar a progressiva de forma prática! Acompanhe:

1. Dê atenção especial à lavagem

Lavar os cabelos é uma rotina comum no dia a dia das mulheres e, para aquelas que têm progressiva, esse passo é ainda mais importante. Isso porque a higienização deve ser um pouco diferente, evitando excessos e dando atenção aos produtos corretos.

Os profissionais indicam que o ideal é lavar dia sim, dia não, mas a assiduidade pode mudar de acordo com o tipo de cabelo. Quanto mais oleosa for a raiz, maior deve ser a frequência de lavagem.

Escolha um shampoo com fórmula desenvolvida para tratamento pós-progressiva — eles têm o ph correto e foram pensados para prolongar o efeito liso, deixando os fios bonitos, sem aquele aspecto opaco que incomoda.

2. Hidrate frequentemente

Cuidar do cabelo com progressiva exige cuidados frequentes de maneira correta, pois os fios são carentes de vitaminas e tendem a ficar opacos e sem vida. Nesse sentido, a hidratação deve ser feita com produtos que contenham substâncias emolientes.

Dê preferência aos que têm a propriedade de amolecer e tornar macios os fios com adição de óleos. O ideal é apostar em máscaras de qualidade com substâncias concentradas.

Fazer o procedimento duas vezes por semana ajuda a preservar o brilho a maciez e evita a quebra. Dessa forma, fica mais fácil repor a umidade e as proteínas que as madeixas perdem com a sucessão de progressivas.

3. Tenha atenção com a sequência dos produtos

Enquanto o shampoo abre as cutículas dos fios, o condicionador cumpre o papel de fechá-las. Por isso, quando for utilizar uma máscara de tratamento, ela deve ser aplicada após o shampoo.

Esse é o momento em que as cutículas estão prontas para recebê-la, e só depois devem ser fechadas por meio do uso do condicionador. Em caso de dúvidas, o rótulo dos produtos deve ser o seu forte aliado.

Outra questão essencial diz respeito à retirada das composições dos cabelos. Fique atenta para que não fique nenhum resíduo ao final da lavagem que torne a estrutura capilar oleosa.

4. Fuja dos antirresíduos

Os tratamentos antirresíduos viraram febre há algum tempo, mas são um vilão quando o assunto é química. Por quê? As substâncias dessa categoria têm um ph altíssimo — geralmente, em torno de 8, sendo que o ph dos cabelos naturais gira em torno de 4,5 e 5,5.

Grosso modo, usar um ph tão alto quebra as pontes de dissulfeto presentes nas extremidades dos fios, causando pontas duplas.

Após o procedimento da progressiva, a fibra capilar recebe uma espécie de camada em verniz. Essa película costuma impedir que a cutícula seja penetrada por qualquer tipo de produto. O efeito permanece nas mechas por, aproximadamente, um mês.

Só depois disso é que os tratamentos começam a fazer efeito de verdade. E usar shampoo antirresíduos contribui para acelerar a necessidade de retoques.

5. Use finalizadores para cuidar do cabelo com progressiva

Após o processo de lavagem e hidratação, ou mesmo durante o período entre lavagens, é importante associar outros produtos à sua rotina de cuidados.

Os finalizadores, por exemplo, potencializam os resultados e proporcionam brilho e proteção extras aos fios. Para quem tem química nos cabelos, esses produtos se tornam ainda mais necessários.

Nossa dica aqui é o queridinho dos cabelos com progressiva, o creme de pentear Liso Perfeito, que contribui para restauração e proteção da estrutura capilar — além de reduzir o efeito frizz. Sua ação termoprotetora também se torna essencial para garantir a saúde dos fios e prolongar o efeito hidratado por mais tempo.

6. Evite secar os cabelos naturalmente

Sempre que possível, seque os fios com o auxílio de um secador, utilizando junto um finalizador termoativado. O calor provoca o selamento correto das cutículas, aumentando o brilho das madeixas e prolongando os benefícios da progressiva.

Inclusive, se você tem o hábito de lavar os cabelos à noite, o secador se torna ainda mais importante, pois evita que o couro cabeludo fique úmido por muito tempo. Isso é considerado um problema porque dormir com o cabelo molhado modifica a estrutura dos fios, não importando se você tem, ou não, algum tipo de química.

Caso não tenha muito tempo ou disposição para uma secagem completa, dê alguns jatos com o secador mesmo que só para reduzir a umidade.

7. Retoque o cabelo com progressiva

Se você costuma fazer progressiva com frequência sabe que a manutenção é extremamente necessária. Então, para não comprometer a durabilidade do alisamento e a beleza dos fios, faça retoques apenas na raiz. O ideal é retomar o processo a cada 3 meses, dependendo da estrutura da fibra capilar.

Antes de passar pelo procedimento, você deve se preparar de forma adequada: capriche na reconstrução para preservar a estrutura fortificada até o dia da química.

Para isso, o mais indicado é procurar por produtos com queratina, aminoácidos e diversas proteínas. Assim, as madeixas ganham força extra para encarar a perda de massa decorrente da progressiva.

A abertura da fragmentação das cutículas pode ser provocada por diversos fatores agressivos, como exposição solar, excesso de calor ou química, e ocasionar pontas duplas difíceis de recuperar, que comprometem todos os estágios do cabelo.

Nesse caso, cortar as pontas em intervalos de 60 dias ajuda bastante na preservação de danos. Além do crescimento saudável, outro benefício notável desse corte é diminuir o ressecamento e a possibilidade de quebra.

8. Passe um tempo longe de tinturas

Por fim, pintar os cabelos logo depois de passar por uma progressiva é um erro muito comum entre as mulheres. Nesses casos, por conta dos fios frágeis com o alisamento, a quebra se torna uma preocupação constante. A tintura compromete o efeito do procedimento e ainda agride a estrutura capilar provocando danos graves.

Caso precise fazer luzes ou alterar a cor, reserve, no mínimo, uma semana antes da data marcada para a progressiva. Esse já cuidado evita que os fios fiquem elásticos, sem que o produto penetre de forma correta nas madeixas.

Pronto — agora você já sabe como cuidar do cabelo com progressiva! Basta seguir as nossas dicas para preservar a saúde e a beleza dos fios.

Monte um cronograma caseiro eficiente e deixe de lado qualquer tipo de hábito nocivo que possa resultar em uma aparência artificial. Afinal, um visual impactante é o resultado de muita disciplina aliada com produtos de boa qualidade!

Então, anotou todas as dicas? Agora, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais segredos de beleza!

Comentários
Compartilhar

Albérico Souza

Albérico Souza é diretor técnico da Hydra Cosméticos e proprietário de um renomado Salão de Beleza. Possui mais de 30 anos de experiência como Hair Stylist e realizou, durante sua carreira, cursos de aperfeiçoamento no exterior; além de diversas pesquisas sobre cosméticos e o mercado de beleza.

Back To Top