skip to Main Content

Conheça 7 alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Conheça 7 Alimentos Que Ajudam A Fortalecer Os Cabelos

Se você pensa que a saúde capilar depende apenas de bons cosméticos, precisa começar a prestar mais atenção ao cardápio diário. Existem diversos nutrientes e vitaminas presentes em alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos. Por isso, é importante entender as necessidades do organismo relacionadas ao equilíbrio e à beleza.

O consumo dos ingredientes fortalecedores é indicado em diversas situações, como queda de cabelo, oleosidade do couro cabeludo e até excesso de ressecamento. As unhas também precisam de cuidados especiais, já que são formadas pelas mesmas proteínas dos fios capilares. Assim, você combina crescimento com extremo vigor. 

O fato é que a saúde dos nossos cabelos é um reflexo direto de tudo que ingerimos em nossa alimentação. Se os fios estão quebradiços, sem vida, secos ou oleosos, significa que estamos com deficiência de algum nutriente. Muitas pessoas podem pensar que a queda de cabelo está relacionada unicamente ao estresse, mas a má alimentação é a grande responsável pela perda de cabelos.

Mas por que isso acontece? Existem muitas explicações: uma delas é que a proteína (a base da queratina) é a principal fonte nutritiva para os cabelos, e a deficiência dela acarreta em muitos problemas. Grandes fontes de proteína são peixes, aves, carne vermelha, ovo e laticínios. 

Acontece que, para podermos metabolizar toda a proteína que ingerimos, é importante que tenhamos uma boa digestão, e aí entram os legumes e as verduras. Viu como tudo está interligado?

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos mostrar 7 alimentos essenciais para equilibrar sua saúde e ainda cuidar da beleza das madeixas. Acompanhe!

1. Carne vermelha para realçar a cor 

Uma dieta repleta de proteínas garante aspecto saudável e brilhante aos fios. Os nutrientes do ferro, concentrados na carne vermelha, são essenciais para o organismo e ajudam a acelerar o crescimento dos cabelos e das unhas.

Procure inserir a carne bovina de forma natural durante as refeições. O consumo saudável deve ser feito de uma a três vezes por semana. Quando existe deficiência das substâncias, o efeito pode ser reverso, e os cabelos ficam opacos e quebradiços.

Além das vantagens relacionadas ao brilho capilar, o alimento ainda possui diversas vitaminas do complexo B e zinco. Dessa forma, torna-se um importante aliado contra a queda em grande quantidade. 

2. Cenoura contra a oleosidade excessiva 

O benefício está relacionado à maioria dos alimentos alaranjados, porém, a cenoura é o que possui maior variedade de preparo. A quantidade ideal é de aproximadamente uma unidade por dia.

O betacaroteno presente na cenoura controla os níveis de produção da oleosidade natural do couro cabeludo e a elasticidade das mechas. Entre os principais benefícios, também estão ações antienvelhecimento, pele bonita e prevenção de câncer.

Outro nutriente importante é a vitamina A, que contribui para manter as células fortalecidas e evita o surgimento dos primeiros cabelos brancos. 

3. Castanha-do-pará e os benefícios ao organismo 

Uma alimentação saudável e equilibrada precisa oferecer vitaminas e nutrientes fundamentais para o corpo. Essa semente é extremamente rica em zinco, vitamina E e selênio. Por isso, pode auxiliar no processo de recuperação pós-química de cabelos com progressiva.

As oleaginosas, em geral, merecem espaço no seu cardápio, já que combatem o processo de envelhecimento natural do organismo. Consumir duas doses do alimento por dia proporciona cabelos nutridos, fortes e com melhor desenvolvimento.

Outro ponto importante é que fios vitaminados costumam ser mais resistentes a diversos tipos de agressões, como secador, sol e excesso de chapinha. Veja exemplos de outras oleaginosas que contribuem para a beleza dos cabelos: 

  • noz: rica em vitaminas A, C e E, e potássio; 
  • amêndoa: contém niacina, ácido fólico, magnésio e fósforo; 
  • amendoim: as principais vitaminas são complexo B, B3, B1, tiamina, ácido pantotênico e niacina.

4. Soja como principal fonte de biotina 

O cabelo humano é constituído, em sua maioria, de proteína. Por isso, quando o nível desse composto orgânico está baixo no organismo, tornam-se evidentes os danos capilares.

Entre os principais benefícios do consumo da soja, está a redução dos efeitos causados por questões genéticas, como a calvície precoce. Os hormônios vegetais do grão aceleram o processo de nascimento de novos fios para substituir os fios perdidos. Além do fortalecimento, isso também garante mechas brilhantes e hidrata a textura capilar.

Outro ponto alto é a grande quantidade de biotina presente na soja. Esse nutriente favorece o folículo piloso, que preserva a saúde do couro cabeludo e previne o cabelo ressecado

5. Aveia, uma amiga da queratina

A aveia é uma grande fonte de silício, um mineral que é capaz de estruturar a queratina do nosso cabelo e devolver vida para os fios.

Além disso, a aveia possui vitaminas do complexo B, que multiplicam as células do bulbo capilar, ajudando no crescimento. Ela ainda é fonte de zinco, mineral responsável pelo controle das mudanças hormonais que levam à queda de cabelo e ao nascimento de fios brancos precocemente.

O consumo indicado pelos nutricionistas é de uma colher de sopa por dia. Procure ingerir junto com iogurtes ou outros laticínios, assim, você terá um combo de silício mais proteínas para a queratina de seus fios.

6. Salmão como um dos alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Por possuir muitos nutrientes importantes, o salmão é um dos principais aliados da saúde capilar. Ele é rico em proteína de altíssima qualidade, ômega 3, ácidos graxos e selênio.

Tudo isso contribui para proteger o couro cabeludo de inflamações, garantir proteção contra a radiação solar, melhorar a circulação sanguínea e ainda garantir a chegada de todos os nutrientes mais facilmente ao bulbo capilar. 

Precisamos dar mais motivos para você adicionar o salmão ao seu cardápio? O indicado pelos nutricionistas é a ingestão de um filé médio ao menos três vezes por semana.

7. Laranja para reposição de vitamina C

A vitamina C, além de ajudar as células de defesa de nosso organismo, também melhora a irrigação sanguínea, favorecendo o crescimento fortificado de nossos cabelos. Por isso, a ingestão de alimentos ricos nessa vitamina é tão importante: laranja, acerola, mexericas e pimentões devem ser adicionados à sua alimentação.

Além de ser fonte de vitamina C, a laranja também possui muitas fibras em seu bagaço. A fibra ajuda nosso organismo a se livrar das toxinas que contribuem para o excesso de oleosidade e também para o surgimento da caspa.

Para ter todos os benefícios da laranja, é importante ingerir uma unidade ao dia. Mas não se esqueça de deixar a parte branca dela para garantir os benefícios das fibras alimentares que ela possui.

Pronto! Agora você já conhece os alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos. Siga nossas dicas e monte uma dieta balanceada. Os benefícios vão muito além dos fios capilares: em longo prazo, alcançam também a pele e as unhas. Por isso, invista nos cuidados diários com sua beleza sem se descuidar da saúde.

Gostou das informações? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam a importância de uma alimentação saudável para os nossos cabelos!

Comentários
Compartilhar

Albérico Souza

Albérico Souza é diretor técnico da Hydra Cosméticos e proprietário de um renomado Salão de Beleza. Possui mais de 30 anos de experiência como Hair Stylist e realizou, durante sua carreira, cursos de aperfeiçoamento no exterior; além de diversas pesquisas sobre cosméticos e o mercado de beleza.

Back To Top