Quem não quer cabelos fortes e cheios de brilho? No entanto, as agressões do dia a dia — sol, vento, poluição, calor e tratamentos químicos — comprometem a estrutura das madeixas, deixando-as quebradiças e sem vida. Se isso está acontecendo com você, talvez seja a hora de uma reconstrução dos fios.

Se você não conhece esse tratamento ou acha que apenas os melhores salões podem realizá-lo, não perca mais tempo! Continue conosco que vamos explicar direitinho por que a reconstrução é tão importante e como alcançar ótimos resultados sem sair de casa.

O que é a reconstrução dos fios?

Como o nome sugere, esse tratamento tem como objetivo refazer a estrutura capilar. Ele é feito com o uso de máscaras ricas em queratina, colágeno e aminoácidos, que atuam repondo a massa perdida diariamente pelos fios.

Por se tratar de uma técnica muito potente, a reconstrução não deve ser feita indiscriminadamente. O uso excessivo de produtos reconstrutores deixa os cabelos rígidos e mais suscetíveis à quebra. Bem o oposto daquilo que você busca, não é mesmo?

Em que casos ela é indicada?

Mesmo os cabelos que nunca passaram por tratamentos químicos estão sujeitos a danos que abalam a estrutura dos fios. Não precisa nem sair de casa, até mesmo um banho mais quente e a fricção das madeixas no travesseiro comprometem a saúde capilar.

Assim, a reconstrução dos fios é indicada para todos os cabelos. Porém, a frequência de tratamento varia de acordo as particularidades de cada fio. Aqueles que foram descoloridos ou modificados quimicamente tendem a ser mais finos e frágeis, podendo ser reconstruídos quinzenalmente.

Já as madeixas naturais e que não têm problemas de porosidade devem receber uma reconstrução a cada 30 dias. Caso contrário, podem sofrer com o excesso de queratina que mencionamos acima.

Como reconstruir os fios em casa?

A principal dica para quem quer fazer a reconstrução capilar em casa é investir em produtos de boa qualidade. Com o material certo em mãos, fica muito mais fácil alcançar os resultados desejados. Siga com a gente para descobrir o que você precisará em cada etapa do processo!

1º passo: shampoo antirresíduos

A sujeira acumulada nos fios impede que os agentes reconstrutores penetrem nos fios. Portanto, fazer uma limpeza profunda antes de iniciar o processo é fundamental para abrir as escamas e deixar os cabelos bem limpos.

2º passo: shampoo reconstrutor

Aqui começa verdadeiramente o tratamento. Opte por um shampoo repositor leve, livre de sulfatos, parabenos e sal. As fórmulas mais suaves podem ser usadas diariamente sem o risco de deixar os cabelos pesados.

3º passo: queratina líquida (ou gel)

A queratina é o ingrediente principal da reconstrução dos fios. Ao penetrar na fibra capilar, ela promove força e elasticidade, tornando-a mais resistente. A ação da queratina em gel ou líquida é imediata, auxiliando também na hidratação dos cabelos e na prevenção das pontas duplas.

4º passo: máscara de reconstrução

Rica em ativos como queratina, colágeno e aminoácidos, a máscara de reconstrução é responsável por tratar interna e externamente o fio. Após o tempo de ação do produto, é preciso enxaguar os cabelos com bastante água para evitar o acúmulo de resíduos do creme.

5º passo: finalizador

O último passo é a aplicação do finalizador. Ele é responsável por selar as cutículas, ajudando na conservação da hidratação. Ele ainda ajuda a reparar as pontas e dá mais brilho às madeixas, além de protegê-las contra danos externos.

Pronto! Esses são os produtos que você precisa para realizar a reconstrução dos fios em casa. Se você busca por resultados ainda mais intensos e duradouros, considere adotar um cronograma capilar e inclua os cuidados com as madeixas de uma vez por todas em sua rotina.

Tudo pronto para começar a tratar dos seus cabelos? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você!