Tomar os devidos cuidados com a aparência é muito mais do que mera vaidade. A melhor forma de alcançar um resultado impecável em longo prazo é ficar atenta às dicas para cabelos ressecados. O grande segredo está em aprender a identificar o que suas mechas precisam e ter muita disciplina na prevenção contra os danos diários.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, conservar fios saudáveis pode ser extremamente trabalhoso. Muitas pessoas não sabem ao certo como fazer isso e acabam gastando tempo e dinheiro em tratamentos pouco eficazes, quando algumas dicas bastante simples poderiam resolver rapidamente o problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 7 truques essenciais para você conquistar madeixas extremamente macias e se livrar de vez do ressecamento. Confira!

1. Acerte na escolha do shampoo

O primeiro passo para tratar dos cabelos ressecados é acertar na escolha do shampoo. Esse é um cuidado diário muito importante e não pode ser menosprezado. Evite, por exemplo, o uso constante do antirresíduos, pois esse produto tende a piorar o problema por retirar a oleosidade completa da raiz. Guarde-o apenas se for fazer algum procedimento químico que o torne indispensável.

Os mais indicados para quem tem madeixas secas são os que contêm componentes como óleos, ceramidas, vitaminas, babosa e aloe vera, entre outros. Outra questão importante é a temperatura da água: ela não deve ser quente, pois remove a oleosidade natural que deixa os cabelos bonitos e sedosos.

2. Use um condicionador para o seu tipo de fio

Depois do shampoo, o condicionador é outro produto essencial para ter cabelos macios. Escolha uma opção adequada para o seu tipo de fio. Sua composição deve ter a capacidade de dar emoliência, tornando as madeixas mais brilhantes, macias e fáceis de pentear.

Ele também é útil para quem faz muitos tratamentos químicos, como escovas, clareamentos e alisamentos. Embora todos os condicionadores tenham uma ação semelhante, os que contêm proteínas ou peptídeos em sua formulação conseguem auxiliar ainda mais na reconstrução capilar.

3. Não esqueça as hidratações no salão

Embora existam alguns produtos que possibilitem uma excelente hidratação em casa, dar um pulo no salão e contar com as mãos de um profissional é bastante interessante para quem possui cabelos ressecados. Portanto, fazer uma hidratação e uma cauterização a cada 15 ou 30 dias é muito importante.

Esses tratamentos devolvem a oleosidade natural e reconstroem as proteínas dos fios. O cabeleireiro saberá aplicar os produtos adequados para o seu tipo de ressecamento e, em linhas gerais, alguns procedimentos no salão acabam sendo mais intensos e podem ter resultados mais duradouros.

4. Lance mão dos séruns após o banho

Os séruns são produtos que contêm silicone e agem como verdadeiros reparadores de pontas. Eles apresentam também substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, que ajudam os fios a se recuperarem, formando uma espécie de filme protetor que une as escamas soltas devido ao ressecamento.

Dessa forma, você consegue uma aparência brilhosa e uma maleabilidade maior, evitando a quebra, reduzindo o frizz e a eletricidade estática. O ideal é aplicar logo após o banho, como um finalizador. Outra dica essencial é pentear os cabelos com um pente de madeira e cerdas largas, para evitar quebra na estrutura capilar.

5. Corte as pontas regularmente

Quem deseja ter madeixas compridas costuma fugir dos cortes no salão. No entanto, a melhor forma de cuidar da saúde capilar é aparar as pontas com frequência. A cada 3 meses, faça uma visita a um profissional de beleza para combater a aparência ressecada. Outro grande benefício do corte regular é a possibilidade de evitar as pontas duplas.

Dessa forma, o cuidado com os fios também reduz consideravelmente as chances de quebra. As pontas costumam embaraçar com mais facilidade do que o restante das mechas e se misturam às partes saudáveis do cabelo que sentem dificuldades de crescimento.

O problema se torna ainda mais grave em cabelos com químicas, tinturas, progressivas e relaxamentos. Esse tipo de agressão pode provocar a fragmentação da cutícula capilar. Assim, os fios ficam automaticamente desprotegidos contra danos e propensos ao excesso de ressecamento. Veja outros truques simples que preservam o brilho e a maciez das mechas:

  • finalize a lavagem com um jato de água fria;

  • evite dormir de cabelo molhado e elásticos desencapados;

  • substitua a toalha por uma camiseta de algodão para secar os fios;

  • consuma diariamente proteínas na dieta alimentar;

  • não lave as madeixas todos os dias;

  • cuide da saúde do couro cabeludo;

  • leia sempre a composição dos produtos capilares.

6. Evite secadores e chapinhas

Quem é adepta da escova e da chapinha sabe que a porosidade é uma preocupação constante. Quando os fios estão ressecados, você precisa deixar os aparelhos térmicos de lado até a recuperação completa da fibra capilar. Quando as mechas estão comprometidas e recebem agressões externas, pode acontecer o temido corte químico para que o cabelo cresça de forma saudável.

Caso seja inevitável secar as mechas, lembre-se de usar protetor térmico antes de iniciar o procedimento. O produto cria uma espécie de barreira protetora que impede o ressecamento e ainda deixa o penteado mais alinhado, já que sela as cutículas e alivia o temido frizz.

7. Monte um cronograma de cuidados no verão

Durante a temporada de verão, é preciso redobrar as atenções com as madeixas. Para evitar ressecamento, você precisa montar um cronograma específico de cuidados. O principal segredo está em preservar os fios contra o sol. Os raios UVA e UVB causam perda de queratina e oxidam as mechas, resultando em uma queda do brilho capilar.

Com exposição frequente a uma série de agressões externas, torna-se necessário investir em máscaras hidratantes em cada lavagem. O ciclo de tratamentos é formado por nutrição, hidratação e reconstrução.

As composições são selecionadas especialmente para repor os nutrientes perdidos diante do excesso de sol, vento, poluição e água salgada. Identifique as necessidades dos fios e monte um cronograma que proporcione força e maciez.

Pronto! Agora você já conhece as principais dicas para cabelos ressecados. Tenha em mente que o comprometimento com os cuidados capilares é seu principal aliado para ter bons resultados em longo prazo. Depois de recuperar a saúde das madeixas, torna-se essencial manter um cronograma de prevenção. Os resultados podem até demorar a aparecer, porém, o crescimento saudável dos fios será extremamente recompensador.

Gostou das informações deste artigo? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos.