O que você acharia de, em uma só tacada, hidratar, fortalecer e proteger seus cabelos das agressões do dia a dia? Pois bem, existe um tratamento que traz todos esses benefícios e ainda pode ser feito em casa: a blindagem capilar. 

Como o nome sugere, o método blinda os fios contra as ações externas, evitando os danos que ainda estão por vir. Além disso, ele repõe os nutrientes da fibra capilar, restaurando o brilho e a saúde das madeixas.

Parece interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre essa técnica, leia o nosso post!

O que é a blindagem capilar?

Diferente de todos os outros tratamentos para os cabelos. Assim podemos definir a blindagem, uma técnica que tem como objetivo repor a massa capilar e selar as cutículas, devolvendo os nutrientes e a hidratação necessária para garantir a força dos fios.

Assim, o tratamento não é uma cauterização, uma vez que não se restringe apenas a repor a queratina dos fios para recuperar sua elasticidade. Tampouco é uma hidratação, já que vai muito além da reposição de água que restaura a maciez dos fios.

Portanto, trata-se de um procedimento completo, que ajuda todos os tipos de cabelos. A blindagem capilar pode ser realizada mensalmente ou a cada 15 dias, dependendo das condições em que os fios se encontram.

Para quem o tratamento é indicado?

Todos os cabelos sofrem danos, afinal, ninguém está totalmente livre de experimentar ao menos um destes fatores que agridem os fios:

  • poluição;

  • escova e chapinha;

  • variações hormonais;

  • tintura ou descoloração;

  • praia e piscina.

Assim, apesar de ser normalmente recomendada a quem apresenta cabelos ressecados ou opacos, a blindagem capilar pode ser feita em qualquer tipo de fio, uma vez que combina ações corretivas e preventivas em um único tratamento. 

Como é feita a blindagem capilar?

Muitos salões oferecem a blindagem. Contudo, é possível alcançar resultados profissionais ao realizar o tratamento em casa. Para isso, é preciso investir em produtos de boa qualidade que apresentem uma concentração adequada de princípios ativos.

Seja no salão ou em casa, diversas etapas fazem parte do ritual completo de blindagem. Acompanhe o passo a passo para aproveitar todos os benefícios dessa técnica:

  1. lave o cabelo com shampoo antirresíduos, de forma a retirar bem as impurezas e abrir as cutículas;

  2. retire o excesso de umidade dos fios com uma toalha;

  3. divida as madeixas em mechas e aplique a queratina concentrada em todo o cabelo;

  4. deixe agir por 10 minutos e enxágue com água morna ou fria em abundância;

  5. retire novamente o excesso de umidade dos fios;

  6. aplique, mecha a mecha, uma máscara de hidratação poderosa;

  7. deixe agir por 30 minutos e enxágue de novo, removendo completamente o produto;

  8. finalize com uma ampola de tratamento contendo silicone, de modo a selar os fios;

  9. deixe agir por 3 minutos e enxágue (a selagem dos fios também pode ser feita com um leave-in contendo silicone).

Pronto! Em cerca de 1 hora você realiza a blindagem capilar completa e restaura a saúde e beleza dos fios. Para conseguir efeitos ainda melhores, não deixe de beber muita água e seguir uma dieta equilibrada. Assim, você garante que seus fios receberão todos os nutrientes necessários para que permaneçam fortes e cheios de brilho.

O que achou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas para o cuidado dos cabelos. Estamos no Facebook e Instagram!