skip to Main Content

Tenha um cabelo bonito e saudável cuidando da sua alimentação

Tenha Um Cabelo Bonito E Saudável Cuidando Da Sua Alimentação

Todas nós queremos ter um cabelo bonito e saudável. Para isso, concentramos nossos investimentos e esforços em produtos de qualidade para o tratamento dos fios. Porém, não podemos nos esquecer do impacto da alimentação na beleza das madeixas.

Quando nutrimos bem o nosso corpo, oferecemos aos fios tudo que eles precisam para crescerem fortes e brilhantes. Continue lendo nosso post para saber mais sobre esse assunto!

Como a alimentação influencia a saúde dos cabelos?

Embora os fios de cabelos sejam formados por matéria sem vida, os folículos do couro cabeludo precisam estar adequadamente nutridos para que os fios nasçam com força e saúde. É por meio de uma alimentação balanceada que nós conseguimos a variedade de nutrientes que todo o nosso corpo precisa.

Quando a dieta é muito restritiva ou formada principalmente por alimentos processados e industrializados, os cabelos se tornam opacos e quebradiços. Afinal, faltam diversas substâncias que impactam a beleza das madeixas, tais como proteínas, gorduras boas, minerais e vitaminas.

Quais alimentos ajudam a manter o cabelo bonito e saudável?

Os fios de cabelo, assim como as unhas, são formados por uma proteína chamada queratina. Assim, incluir alimentos ricos em proteínas na dieta é essencial para que as madeixas cresçam fortes e com brilho. Não deixe de investir em carnes magras, ovos, sementes oleaginosas, grãos e cereais.

Veja, agora, outros alimentos que ajudam a manter a beleza dos cabelos.

Espinafre

Inspire-se no Popeye e inclua o espinafre na sua dieta. Assim como outros vegetais verde-escuros, ele é rico em ferro, um mineral importante para a formação dos glóbulos vermelhos e o transporte de oxigênio pelo sangue. 

Salmão

O salmão e outros peixes de água fria, como o atum, possuem grandes quantidades de ômega 3. Essa gordura boa possui propriedades anti-inflamatórias e protege o couro cabeludo contra os efeitos nocivos das radiações ultravioletas. Isso sem falar na quantidade de proteínas que ele apresenta.

Castanha-do-pará

Essa semente oleaginosa é rica em selênio e zinco, minerais que melhoram a imunidade e favorecem a cicatrização. A castanha-do-pará contribui para a saúde dos cabelos por promover o crescimento dos fios e ajudar a reduzir a oleosidade no couro cabeludo.

Além disso, o óleo dessa semente é, frequentemente, usado em produtos para o cuidado das madeixas. Isso porque ele restaura a hidratação dos fios e ainda favorece o alisamento dos cabelos.

Cenoura

Não é apenas para o bronzeado que o betacaroteno da cenoura é importante. Essa molécula antioxidante combate os radicais livres e evita a queda de cabelos, além de retardar a perda natural de pigmentos.

Iogurte natural

O leite e seus derivados fornecem cálcio, mineral cuja falta resulta em unhas e cabelos frágeis e quebradiços. Além disso, os laticínios são também ricos em proteína e contribuem para a formação da estrutura dos fios.

Que outros cuidados podemos tomar para garantir a beleza das madeixas?

Se os seus cabelos não estão tão fortes quanto você gostaria, saiba que, além da alimentação, há muitos outros fatores que mexem com a saúde capilar. Veja algumas dicas que podem ajudar você a ter os fios ainda mais bonitos:

  • use produtos adequados ao seu tipo de cabelo;
  • verifique se está lavando a cabeça com a frequência adequada (cabelos secos pedem menos lavagens);
  • solicite ao seu médico uma avaliação dos seus níveis hormonais e busque tratamento para corrigir alterações, se necessário;
  • hidrate as madeixas periodicamente.

Viu só quanta coisa podemos fazer para manter o cabelo bonito e saudável? Ter uma alimentação equilibrada é essencial para deixar os fios fortes e brilhantes e traz inúmeros outros benefícios. Uma dieta rica deixará você mais animada e ainda mais disposta a se cuidar, contribuindo para aumentar sua autoestima e melhorar a qualidade de vida.

Entretanto, há diversos fatores que afetam a beleza dos fios. A correria do dia a dia é um deles. Que tal saber mais sobre o impacto do estresse na saúde dos cabelos?

Comentários
Compartilhar

Albérico Souza

Albérico Souza é diretor técnico da Hydra Cosméticos e proprietário de um renomado Salão de Beleza. Possui mais de 30 anos de experiência como Hair Stylist e realizou, durante sua carreira, cursos de aperfeiçoamento no exterior; além de diversas pesquisas sobre cosméticos e o mercado de beleza.

Back To Top