Madeixas cheias de voltinhas e volume são lindas, não é mesmo? Para alcançar uma aparência natural e deixar seu cabelo crespo ou cacheado incrível, é preciso entender melhor as diferentes texturas capilares e cuidar direitinho dos cachos.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar que nem todo cabelo cheio de molinhas é igual e ajudar você a manter um visual de tirar o fôlego!

Quais são as diferenças entre o cabelo crespo e o cacheado?

O que difere o cabelo crespo do cacheado é a abertura dos cachos. Quanto mais apertadas forem as voltinhas, mais dificuldade a oleosidade natural do couro cabeludo encontrará para atingir a ponta dos fios.

Por isso, os cabelos crespos, que apresentam molinhas bem fechadas, são naturalmente secos. Quem tem madeixas assim precisa investir mais esforços em tratamentos para deixar os fios fortes e saudáveis.

Quais cuidados devem ser tomados para manter os cachos incríveis?

Não dá para conquistar cachos poderosos do dia para a noite. É preciso tomar cuidados constantes para garantir a limpeza dos fios e fornecer os nutrientes necessários para deixá-los macios e brilhantes. Veja algumas sugestões!

Use produtos sem sulfatos ou parabenos

Quem busca destacar os cachos deve cuidar dos cabelos da forma mais natural possível. Isso significa utilizar produtos que contenham menos substâncias químicas em sua composição.

Os métodos de lavagem no-poo e low-poo promovem a higienização dos fios sem recorrer aos xampus tradicionais. Os produtos usados não contêm sulfatos agressivos, parabenos ou outras substâncias derivadas do petróleo. Dessa forma, a oleosidade do couro cabeludo é preservada e os fios conservam a hidratação.

Faça cronograma capilar

Esqueça as hidratações quinzenais. Se você tem madeixas cacheadas, crespas ou está em transição capilar, é preciso recorrer a tratamentos mais intensos e frequentes.

Seguindo um cronograma, é possível combinar sessões de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com as necessidades do seu cabelo. As etapas devem ser realizadas com intervalo mínimo de um dia para que os cachos fiquem mais saudáveis e bonitos.

Se os seus cabelos são cacheados, você pode começar adotando a seguinte rotina:

  • semana 1: hidratação — hidratação — nutrição (ou reconstrução, caso o cabelo seja crespo ou esteja muito danificado);
  • semana 2: hidratação — hidratação — nutrição;
  • semana 3: hidratação — hidratação — reconstrução;
  • semana 4: hidratação — hidratação — nutrição.

Escolha os produtos adequados para a finalização

Todos os cabelos são beneficiados pelo uso dos cremes para pentear. O tipo de creme, entretanto, varia de acordo com a abertura dos cachos. Os produtos mais ralos são ideais para aqueles cachos mais abertos e que não perdem tanta hidratação.

Já os cremes mais densos são ótimos para os cabelos crespos. Nesses casos, é recomendado, ainda, utilizar um pouquinho de óleo nas pontas.

Mantenha o corte em dia

As pontas duplas costumam embaraçar com mais frequência do que os fios saudáveis. Aparando as madeixas, você evita que essas pontas se enrosquem e quebrem os fios, reduzindo a queda de cabelo e o frizz.

Além disso, as pontas são a parte mais velha dos cabelos. Ou seja, elas lidam com o ressecamento — comum em quem tem cachos — e outros danos externos há mais tempo do que o restante das madeixas. Eliminar a parte mais danificada traz nova vida aos fios.

Tem mais dicas para manter os cachos lindos?

Tem sim! Veja outras sugestões simples para evitar o ressecamento e o frizz tão comuns nos cabelos crespos e cacheados:

  • jamais lave a cabeça com água muito quente;
  • seque os cabelos com uma camisa de algodão macia em vez de usar a toalha;
  • evite pentear os cabelos já secos;
  • não lave os cabelos todos os dias;
  • abuse de finalizadores como óleos reparadores de pontas e outros produtos leave-in.

Viu só? Não é tão difícil assim conquistar um cabelo crespo ou cacheado do jeitinho que você sempre sonhou. Com os cuidados certos, é possível manter as madeixas cheias de volume e brilho. Os cachos ficam definidos e soltos e você ganha diversas possibilidades de penteados para combinar com todas as ocasiões.

Agora que você já sabe como cuidar melhor dos seus cabelos cheios de voltinhas, que tal conhecer alguns tipos de corte que ficam muito bem em cabelos crespos?