Ele é a tendência do momento — depois do loiro platinado, os cabelos avermelhados fizeram a cabeça de muitas mulheres.

São diferentes tons de ruivo que podem ser uma boa opção para o seu tom de pele, mas antes mesmo de escolher a cor ideal é necessário conhecer a fundo todos os cuidados que os seus fios precisarão quando forem pintados.

Confira alguns dos principais cuidados para que os seus cabelos avermelhados não percam a cor facilmente e para deixar os fios sempre hidratados e saudáveis.

Use produtos específicos para cabelos coloridos

Não adianta querer fugir da regra — você precisa ter cuidados específicos quando optar por qualquer química nos cabelos. Com a coloração não é diferente. Para manter a manutenção do tom em dia, é importante utilizar xampu e condicionador para cabelos coloridos. Existem até mesmo opções de produtos para as ruivas, que são ainda mais eficazes.

Prefira os xampus que não contenham sulfatos em sua composição, porque oxidarão menos os fios, e a cor não perderá a vida tão facilmente. Opte também por condicionadores e máscaras para cabelos coloridos. Eles darão mais vida aos fios, hidratando da forma correta e prevenindo o ressecamento do seu cabelo.

Não lave todo dia os seus cabelos avermelhados

Para todos os tipos de cabelo, o ideal é intercalar as lavagens, dia sim, dia não, para dar tempo de o couro cabeludo secar totalmente. Mas existem algumas pessoas que não conseguem ficar sem lavar os cabelos todos os dias. Se você faz parte dessa turma, saiba que o vermelho vai desbotar muito mais rápido.

Se o seu cabelo fica oleoso rapidamente, invista em um xampu a seco, que é ótimo para retirar a oleosidade dos fios sem precisar de lavagem. 

Lave os cabelos com água fria

Mais uma vez, essa deve ser uma regra aplicada para todos os tipos de cabelo, e as pessoas que têm um tom avermelhado devem tomar ainda mais cuidado. A água fria fecha a cutícula dos fios, o que ajuda a manter a cor por mais tempo, além de deixá-los mais hidratados e saudáveis.

Hidrate os fios com frequência

A tonalidade vermelha é uma das que mais ressecam as nossas madeixas, por isso é importante hidratar os cabelos ao menos uma vez por semana com uma máscara específica para fios tingidos.

Além disso, procure usar leave-in sempre que lavar os cabelos. Eles darão mais brilho, vida e sedosidade para os fios, além de ajudar a manter a cor sempre viva.

Cuidado com o sol

Os raios solares são uma ameaça para quem tem cabelos avermelhados. Eles deixam os fios com uma aparência de queimados, e a coloração acaba perdendo a vida com mais facilidade. O ideal é utilizar finalizadores e leave-ins que contenham em sua composição proteção contra os raios UV.

Os cuidados básicos com os cabelos avermelhados são mantê-los sempre hidratados, utilizar produtos específicos para fios coloridos e tomar cuidado com a exposição prolongada ao sol. Tendo esses hábitos, o seu ruivo vai ficar lindo por muito mais tempo!

Gostou da matéria? Leia também sobre máscara revitalizadora para cabelos avermelhados