skip to Main Content

Cabelos elásticos: aprenda já a recuperá-los

Cabelos Elásticos: Aprenda Já A Recuperá-los

Os tratamentos químicos, como alisamentos ou descolorações, podem fazer com que os fios percam queratina, tornando-os finos e extremamente quebradiços. Quando isso acontece, é comum vermos cabelos elásticos, ou seja, com aspecto emborrachado, sem peso e que esticam até se partir.

Por essa breve descrição, já dá para perceber que, quando o problema surge, é preciso reconstruir os fios e repor toda a massa que foi perdida. Com os cuidados adequados e um pouco de paciência, é possível recuperar a saúde dos cabelos e devolver todo seu brilho e vitalidade.

Quer saber como reconhecer se os fios estão emborrachados e descobrir como ficar livre do problema de uma vez por todas? Então, continue a leitura!

Quais são as características dos cabelos elásticos?

Confundir fios elásticos com cabelos ressecados é um erro bastante comum. O ressecamento acontece quando as madeixas ficam com as escamas abertas, perdendo água e, consequentemente, se tornando sem brilho e mais suscetíveis ao embaraçamento.

O efeito elástico, por sua vez, é causado por uma alteração na estrutura das madeixas, desencadeada pela perda de massa. Geralmente aparece após alguma agressão química. Com isso, os fios ficam profundamente danificados, se tornando mais frágeis, finos e quebradiços.

Para verificar o grau de elasticidade do cabelo, basta esticar um fio e observar o que acontece. Se, após soltá-lo, ele recuperar seu aspecto normal, isso quer dizer que não há com o que se preocupar. Agora, se o fio esticar como um chiclete e não retornar ao estado normal, se trata de um caso de cabelos elásticos.

O que fazer para recuperar a saúde dos fios?

Livrar-se dos cabelos elásticos é possível! No entanto, os resultados não surgem do dia para a noite. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

Corte as pontas

As pontas dos fios são as que mais sofrem com os danos aos cabelos. Portanto, uma boa maneira de iniciar a recuperação é retirando um pouco do comprimento, principalmente quando as quedas e quebras são intensas.

Invista nas reconstruções

A reconstrução tem como objetivo devolver a massa capilar que foi perdida. Aposte em máscaras contendo queratina e proteínas, uma vez que essas substâncias auxiliam na regeneração da estrutura do fio. Comece com tratamentos quinzenais e, conforme o cabelo for se recuperando, reduza a frequência das reconstruções.

Siga um cronograma capilar

Embora reconstruir os fios seja essencial para corrigir a elasticidade do cabelo, hidratar (devolver a água) e nutrir (repor os óleos) também devem fazer parte da sua rotina de cuidados. Por isso, considere adotar um cronograma capilar, e, para potencializar os efeitos, dê preferência a produtos de uma mesma linha de tratamento.

Não esqueça os finalizadores

Para proteger os fios, não deixe de aplicar um finalizador leave-in. As melhores opções são aquelas que contêm óleos e proteção térmica. Existem ainda produtos formulados com baixas concentrações de queratina para serem usados diariamente, sem risco dos fios ficarem pesados.

Afaste-se das químicas e do calor

Enquanto estiver recuperando os cabelos, é fundamental parar com todos os tratamentos químicos, uma vez que eles agravam o problema. Também é importante evitar a chapinha, o secador e até mesmo os banhos mais quentes, já que o calor contribui para o ressecamento.

Como evitar que o problema volte a incomodar?

Após seguir todos os cuidados acima e voltar a ter cabelos lindos e saudáveis, você não quer ter fios elásticos outra vez, não é mesmo? Para isso, você pode seguir algumas recomendações, tais como:

  • diminuir a frequência das escovas e chapinhas;
  • dar um intervalo de ao menos 3 meses entre os tratamentos químicos;
  • usar sempre protetores térmicos nos fios;
  • preferir pentes de madeira com dentes largos;
  • continuar com o cronograma capilar, mas com menos reconstruções.

Dessa forma, os cabelos elásticos ficarão no passado. Lembre-se de que os cuidados com os fios devem ser constantes e, para mantê-los sempre bonitos e saudáveis, aposte apenas em produtos de boa qualidade.

Essas informações foram úteis para você? Então, assine a nossa newsletter e receba mais dicas valiosas em primeira mão!

 

Comentários
Compartilhar

Albérico Souza

Albérico Souza é diretor técnico da Hydra Cosméticos e proprietário de um renomado Salão de Beleza. Possui mais de 30 anos de experiência como Hair Stylist e realizou, durante sua carreira, cursos de aperfeiçoamento no exterior; além de diversas pesquisas sobre cosméticos e o mercado de beleza.

Back To Top