Você sabia que grande parte dos brasileiros sofre com cabelos oleosos? Existem diversas causas para o excesso de oleosidades nos fios, atividades do nosso dia a dia como pentear ou passar as mãos muitas vezes nos cabelos são algumas delas. 

O consumo exagerado de alguns tipos de comidas como doces, refrigerantes e fast-food podem acelerar a produção da oleosidade. Nesses casos, o indicado é a ingestão de alimentos que reduzem esse excesso como cenoura, espinafre e castanha-do-pará.

Existem diversos cuidados com os fios que podem auxiliar no tratamento de cabelo oleoso. Por isso, criamos este post com algumas dicas para ajudar quem sofre com esse problema.

Use produtos específicos

Nos dias atuais, o que não faltam são produtos específicos para todos os tipos de cabelos, e para cabelos oleosos não seria diferente. Na hora da compra, procure por shampoo, condicionador, máscara e leave-in específicos para esse tipo de cabelo.

Esses produtos são elaborados com componentes que auxiliam na redução da oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo e ajudam a limpar e remover impurezas que possam restar nos fios. Dessa maneira, os cabelos ficam mais brilhantes e sedosos por mais tempo.

Evite banhos muito quentes

Você já deve ter ouvido, pelo menos uma vez, que é bom evitar a lavagem dos cabelos com água quente. Bom, se você tem problemas com cabelos oleosos, essa é uma dica valiosa. A água em temperaturas mais altas tende a ressecar o couro cabeludo e a pele, fazendo assim com que nossas glândulas capilares produzam mais oleosidade.

Esse é o famoso efeito reboot.  Ao lavar os cabelos na intenção de eliminar a oleosidade, a água quente acaba estimulando mais oleosidade. O indicado é lavar os cabelos com água morna, se possível fria. Lavá-los com água quente e, por fim, lançar um jato de água fria também não funciona porque a água quente já terá estimulado as glândulas.

Procure especialistas

Existem vários tratamentos de longo prazo para quem sofre com cabelos oleosos. Para isso, procure um especialista. Dermatologistas ou tricologistas poderão te ajudar. Com exames específicos, pode-se descobrir a causa da oleosidade em excesso nos fios e o melhor tratamento para solucionar esse problema.

Tais especialistas podem te dar dicas de como combater a oleosidade e várias outras adversidades que tendem a surgir nos fios com o passar dos anos, além de indicar produtos específicos para fortalecê-los e combater a queda.

Lavar o cabelo dia sim dia não, evitar passar condicionador na raiz, hidratar os fios pelo menos uma vez por mês, utilizar shampoo anti-resíduos com moderação, usar pente de dentes largos, enxaguar bem os cabelos e evitar o secador perto a raiz são mais algumas dicas que podem ajudar a reduzir a oleosidade dos cabelos.

Ter uma boa alimentação, manter-se sempre hidratado, praticar atividades físicas e boas noites de sono são pontos essenciais para sua saúde e a dos seus fios. Afinal, não tem como seus cabelos estarem saudáveis se seu corpo não está.

Gostou das nossas dicas para acabar com o problema do cabelo oleoso? Pretende colocá-las em prática? Comente aqui abaixo no post se você sofre com o problema de cabelos oleosos e o que costuma fazer para combatê-lo.