Cuidar dos cabelos ressecados não é uma tarefa fácil. Afinal, existem inúmeros fatores que danificam os fios. Os problemas podem aparecer em decorrência do pH alterado, da dilatação das cutículas ou dos excessos de procedimentos químicos. Para identificar o ressecamento nas madeixas, avalie a eficiência de sua rotina capilar.  

Entre as principais características estão o excesso de frizz, volume, facilidade de quebra  e aparência elástica. O grande segredo para recuperar as mechas é encontrar os produtos ideais e montar um cronograma caseiro. Quando feito corretamente, o procedimento pode revitalizar a estrutura capilar com bons resultados em longo prazo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 dicas essenciais para escolher as melhores opções de tratamento sem precisar ir ao salão. Acompanhe: 

1. Ampola Capilar

As ampolas de hidratação são consideradas verdadeiros milagres do universo da beleza. Extramente eficientes e práticas, as bisnagas repõem os nutrientes da fibra capilar com apenas 3 minutos de ação. Como o tratamento é disponibilizado em formato individual, já na primeira aplicação torna-se possível notar a recuperação dos fios. 

Uma das principais vantagens está na facilidade de acesso. Existe uma série de opções de ampolas no mercado e cada marca oferece benefícios diferenciados. Por isso, avalie cuidadosamente o que suas madeixas precisam.

Caso as mechas ressecadas também estejam com excesso de porosidade, misture o produto no creme de hidratação para potencializar seus efeitos. 

2. Máscara de Hidratação 

Para cuidar dos fios no dia a dia, uma boa máscara hidratante é fundamental. Escolha produtos próprios para recuperação das madeixas ressecadas. Entre as principais indicações de composição estão tutano vegetal, manteiga vegetal, queratina, proteína e aminoácidos. Após passar por processos químicos, torna-se necessário um longo período de recuperação para devolver a vitalidade das mechas.

A forma de aplicar o produto também faz toda a diferença no resultado final. Passe pequenas quantidades em cada parte dos cabelos com movimentos contínuos da raiz até as pontas. O enxágue deve ser feito com água fria para fechar as cutículas capilares. Repita a hidratação, pelo menos, uma vez por semana para diminuir o alto grau de estresse dos fios.

3. Shampoo especial 

Quando o cabelo está ressecado, todas as etapas do processo de lavagem são importantes. Comece o plano de recuperação pelo shampoo. O ideal é procurar por produtos que proporcionem equilíbrio ao pH. Existe uma série de opções formuladas especialmente para adicionar umidade as madeixas e ao couro cabeludo.

A medida resulta em uma hidratação profunda já no início da higienização. O mais indicado é que o shampoo seja usado de forma preventiva, porém, quando o cabelo já está opaco, seco e quebradiço se transforma em um importante aliado de restauração. Fique atenta aos rótulos antes de escolher o produto. Além de ser indicado para ressecamento, avalie também o nível do pH evidenciado na composição.  

4. Leave-in 

O cabelo sofre constantemente inúmeras agressões. Por isso, a aplicação de um leave-in funciona como uma importante medida contra a aparência ressecada. Atualmente, você pode escolher um creme finalizador sem enxágue que não deixa resíduos nos cabelos. Os componentes do produto ajudam na redução do volume e proporcionam maciez. 

Dê preferência a um leave-in específico para o seu tipo de mechas. Outro ponto importante é ser compatível com o estilo de finalização adequado para a textura capilar. Por exemplo, para quem tem o hábito de fazer escova, o produto deve oferecer proteção térmica sem pesar nos fios e uma poderosa ação anti frizz. 

Pronto! Agora você já sabe como cuidar dos cabelos ressecados de maneira correta. Siga nossas dicas e monte um cronograma de recuperação. O grande segredo para revitalizar as madeixas é investir nos produtos que realmente apresentam resultados e saber identificar as principais necessidades dos fios em cada etapa. Dessa forma, a aparência saudável será reconstruída de forma definitiva. 

Gostou das informações do artigo? Conheça a máscara de hidratação da Hydra Cosméticos.