Quem costuma colorir os fios sabe o quanto eles ficam maravilhosos no dia da aplicação da tinta, não é mesmo? No entanto, é preciso ter determinados cuidados para que os cabelos tingidos permaneçam bonitos, saudáveis e com a cor vibrante. Afinal, a tintura é um produto que agride gradativamente os fios.

Além disso, a falta de cuidados faz com que o cabelo não segure a tintura, tornando-o desbotado ou manchado. Para evitar esses efeitos desagradáveis, continue com a leitura! Listaremos 4 dicas preciosas que você deve seguir para manter a cor e a saúde de seus cabelos. Acompanhe!

1. Use produtos específicos para cabelos tingidos

Agora que você está com a cor dos cabelos que sempre sonhou, é preciso passar a utilizar produtos específicos para fios tingidos. Afinal, eles são mais potentes e têm a função de cuidar especialmente de madeixas coloridas.

Em sua fórmula, há substâncias capazes de fixar a tonalidade, além de evitar ou combater os efeitos nocivos da tintura. Logo, procure por marcas de qualidade e que ofereçam linha completa de cuidados para cabelos tingidos — shampoo, condicionador, máscara, leave-in e finalizador.

2. Faça hidratações mais potentes

A coloração normalmente retira parte da oleosidade natural do cabelo, deixando-o com aspecto ressecado e aumentando sua fragilidade. Então, é necessário fazer hidratação a cada 15 dias com produtos realmente potentes. Isso é fundamental para que a nutrição esteja presente em toda a extensão do fio capilar.

Para casos assim, os óleos são uma excelente opção. Utilize cremes de tratamento cuja textura é oleosa. Além disso, dê preferência para finalizadores, leave-ins e máscaras que contenham óleos essenciais em sua composição.

3. Evite o calor sempre que possível

Expor os cabelos tingidos ao sol sem a devida proteção é um dos erros mais comuns que comprometem a cor dos fios. Afinal, os raios solares aceleram o processo de oxidação da camada protetora do cabelo, tornando-o mais claro, frágil, ressecado e quebradiço. Por esse motivo, sempre utilize protetor solar próprio para as madeixas. Vale investir ainda em chapéus, bonés e demais acessórios de proteção.

No entanto, não é só o calor do sol que prejudica os cabelos com tintura. A água muito quente e o uso excessivo de secador, chapinha e baby liss danificam a cutícula capilar, fazendo com que desbotem com facilidade. Se você não abre mão desses aparelhos, o ideal é sempre utilizar um protetor térmico de qualidade.

4. Não alterne marcas de tintura

Se você adorou a cor e seu cabelo se adaptou bem à determinada marca de tintura, é recomendável que mantenha usando a mesma. Tintas contam com composições e tons diferentes umas das outras e ficar sobrepondo ou alternando pode prejudicar a saúde de seus fios, além de estragar a cor e causar manchas.

Enfim, cuidar dos cabelos tingidos é bastante simples, mas é preciso manter esses cuidados de forma rigorosamente. Então, siga nossas dicas e você terá um cabelo extremamente saudável, com muito brilho, maciez e, o melhor, com a cor vibrante como se tivesse acabado de tingir!

Se você aderiu à moda maravilhosa dos cabelos ruivos, não deixe de conhecer a Máscara Tonalizante Revitalizadora Cabelos Avermelhados da Hydra Cosméticos. Intensifique e realce sua cor!