Você sofre com a descamação do couro cabeludo e não sabe como acabar com a caspa? Calma! Há muito o que fazer para se livrar da dermatite seborreica, o termo científico que define a caspa.

A ocorrência do problema, que acomete tanto homens quanto mulheres, depende da predisposição genética. Porém, diversos fatores contribuem para o aparecimento da caspa. É o caso do clima (a descamação é mais frequente no inverno), do estresse, de desequilíbrios hormonais e da falta de uma alimentação balanceada.

Quer descobrir como a descamação pode ser controlada para ter cabelos saudáveis e livres da caspa? Conheça as 5 dicas que separamos para você!

1. Use produtos de boa qualidade e adequados ao seu cabelo

Quando a caspa ataca, é importante redobrar os cuidados com a limpeza do cabelo, uma vez que o excesso de oleosidade é um dos fatores que desencadeia a descamação.

Porém, é preciso usar os produtos certos. Os shampoos anticaspa apresentam ação anti-inflamatória e, por isso, acalmam o couro cabeludo. A finalização com condicionador está liberada, mas é preciso evitar aplicar o creme próximo às raízes e enxaguar com água em abundância.

O couro cabeludo com caspa é um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos. Essa é mais uma razão para manter os fios sempre limpos e recorrer a produtos com substâncias antifúngicas.

2. Tenha uma alimentação equilibrada

O consumo excessivo de gorduras e carboidratos refinados (pães, biscoitos e massas) pode estimular ou agravar a descamação do couro cabeludo, já que eles promovem o aumento da oleosidade da pele.

Procure incluir em sua dieta alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos. Por exemplo, a cenoura e outros legumes ricos em betacaroteno ajudam a controlar a oleosidade. Já os peixes, algas marinhas e sementes fontes de ômega 3 são potentes anti-inflamatórios naturais.

3. Evite água muito quente por períodos prolongados

Lavar a cabeça com água quente por muito tempo estimula a produção de óleo no couro cabeludo. Por isso, é importante reduzir a temperatura da água durante o banho. Se possível, evite também usar o secador muito quente e diminua a frequência das chapinhas.

4. Não durma de cabelo molhado

Deitar com os cabelos ainda molhados cria um ambiente quente e úmido em que os fungos se proliferam facilmente. Além de piorar a caspa, essa prática provoca a queda dos fios, uma vez que ele ficam mais sensíveis à quebra pelo atrito com o travesseiro.

5. Procure um dermatologista

Quando a caspa surge, é recomendado seguir as dicas acima para tentar se livrar do problema. Porém, se a descamação persistir mesmo após adotar os devidos cuidados, é preciso buscar orientação médica.

O dermatologista é o profissional mais indicado para identificar as causas da caspa, bem como para prescrever os tratamentos mais adequados. Nos casos mais graves, o uso de anti-inflamatórios orais pode ser recomendado pelo médico.

Pronto! Agora, você já sabe como acabar com a caspa. Embora seja um problema chato e muita vezes embaraçoso, a dermatite seborreica tem cura. Com os cuidados certos, seus cabelos ficarão fortes e livres daquelas casquinhas brancas que tanto incomodam.

E se você quer ter fios ainda mais bonitos e saudáveis, não deixe de conferir nossas dicas para acabar com as pontas duplas.