Descobrir como acabar com o frizz é o sonho de muita gente, não é mesmo? Afinal, aqueles fiozinhos que insistem em ficar arrepiados no topo da cabeça dão um ar nada elegante às madeixas e podem comprometer o visual.

Se você sofre com esse problema, não se descabele ainda! Embora o frizz possa atingir todos os tipos de cabelo, sejam eles lisos, ondulados, cacheados ou crespos, basta tomar alguns cuidados para que os fios espetados voltem a ficar sob controle.

Duvida que isso seja possível? Então, continue lendo este post para conhecer as causas do frizz e descobrir como se livrar dele de uma vez por todas!

O que é o frizz e por que ele insiste em nos perturbar?

Quando você estava na escola, seu professor de física certamente lhe disse que cargas opostas se atraem, e cargas iguais se repelem. Esse conhecimento é muito importante para entendermos o frizz, uma vez que a eletricidade estática tem um papel fundamental nessa história.

No dia a dia, diversos motivos fazem os cabelos acumular cargas negativas, incluindo o uso de equipamentos eletrônicos e de pentes ou escovas de metal. Como consequência, os fios ficam arrepiados. O problema se torna ainda maior quando os cabelos não estão saudáveis, quebradiços e com as escamas abertas.

Assim, tratamentos químicos ou físicos podem acentuar o frizz, já que eles tendem a deixar os fios ressecados e porosos. Os cabelos secos, em contato com a umidade do ar, se tornam energizados e, se eles forem curtinhos (seja porque quebraram ou porque ainda estão crescendo), eles ficarão eriçados.

Como acabar com o frizz?

O ataque ao frizz deve ter duas frentes: o tratamento dos cabelos e os cuidados para prevenir a eletricidade estática. Veja algumas dicas que podem ajudar você a vencer essa luta:

Cuide da hidratação dos fios

Quando os cabelos estão bem hidratados, dificilmente eles apresentarão frizz. Portanto, é importante incluir em sua rotina de cuidados ao menos um tratamento semanal com uma boa máscara hidratante.

Agora, se suas madeixas estão muito danificadas, adotar um cronograma capilar pode ser a saída para devolver a saúde aos fios. Esse plano de tratamentos é capaz de devolver não apenas a água, mas também os óleos e as proteínas que são perdidos diariamente pelos fios.

Evite o atrito com toalhas e fronhas

Uma forma de criar eletricidade estática nos fios é por meio do atrito. Consequentemente, esfregar a toalha para secar os cabelos após o banho contribui para o frizz. Se você não quer ficar com as madeixas pingando ao sair do chuveiro, enxugue-as sem friccionar nem torcer ou use uma toalha de papel.

Outro atrito que deve ser evitado é o da fronha com os cabelos. Calma, isso não quer dizer que você precisa dormir de pé! Basta recobrir seu travesseiro com um tecido mais escorregadio como o cetim ou a seda. Uma alternativa é envolver os cabelos com um lenço feito com esses mesmos materiais.

Invista em finalizadores

Os produtos que “encapam” os fios ajudam a reduzir o atrito e contribuem para a diminuição da eletricidade estática. Assim, para evitar o frizz, os finalizadores leave-in com proteção térmica são uma ótima opção.

Fuja do calor excessivo

As altas temperaturas, sejam elas causadas pelo secador ou por causa de um banho quente, não fazem bem aos fios. Elas ressecam os cabelos e contribuem para deixá-los arrepiados. Se o secador ou a chapinha são imprescindíveis para você, não descuide do finalizador e ainda aplique um reparador de pontas

Pronto! Agora que você já sabe como acabar com o frizz, aposte nos cuidados que listamos aqui e conquiste as madeixas que você tanto deseja. Lembre-se de que a melhor forma de evitar o problema é investindo na saúde dos fios. Portanto, para reduzir os efeitos das agressões do dia a dia, use apenas produtos de boa qualidade e de forma contínua.

Quer dar o melhor tratamento para seus cabelos? Então, acesse o nosso site e conheça todas as linhas da Hydra Cosméticos para os cuidados com as madeixas.