Você sabe como elevar sua autoestima? No meio de tanto estresse e agitação, nem sempre nos damos a atenção que merecemos. Com isso, acabamos presas a um ciclo vicioso. A prostração atrapalha a realização das tarefas cotidianas, que, por sua vez, intensifica o caso.

Mas não desanime! Preparamos este post para mostrar a importância da autoestima em nossas vidas e apresentar dicas práticas para manter o amor-próprio lá nas alturas. Confira!

O que é autoestima?

É uma autocrítica, ou seja, uma opinião pessoal que temos a respeito de nós mesmos. Essa avaliação pode ser positiva ou negativa e reflete a maneira como percebemos nossas características pessoais, sejam elas físicas, comportamentais ou ligadas aos sentimentos e crenças.

Como a autoestima influencia a qualidade de vida?

Quando gostamos e confiamos em nossas capacidades, a autoestima fica elevada e nos motiva a viver sempre na busca pelo melhor. Ela tem uma relação direta com o bem-estar.

Ter uma autoestima baixa contribui para a manifestação de transtornos psicológicos, tais como a ansiedade e a depressão. Além disso, quem se acha feia, incapaz ou indigna tem menos disposição para praticar exercícios e se alimentar de forma equilibrada. Tanto a saúde física quanto a mental são fortalecidas quando estamos bem conosco.

Como elevar sua autoestima?

Pratique atividades físicas

Ao realizar exercícios, nosso corpo produz endorfinas, substâncias conhecidas como “hormônios do bem-estar”. Essas moléculas agem nas regiões do cérebro responsáveis pelo controle do humor, da depressão e da ansiedade, além de apresentarem ação analgésica. Dessa forma, mesmo quem não curte praticar atividades físicas costuma apreciar a sensação de ter se exercitado.

Tenha um hobby

Descansar a cabeça renova as energias para a realização das atividades cotidianas (nem sempre agradáveis). Por isso, em vez de passar o dia fazendo apenas coisas que você precisa, inclua na rotina também momentos de fazer o que gosta. No final, o rendimento será melhor e sua vida fluirá de maneira mais leve.

Faça planos para o futuro

Elabore metas para realizar seus sonhos. Por mais chata e trabalhosa que possa ser a jornada, a recompensa valerá a pena. Afinal, uma das melhores sensações que existe é a de dever cumprido.

Foque no seu lado bom

Sabe-se que ninguém é perfeito, mas todo mundo tem qualidades (e muitas!). Tente se ver por outra perspectiva, valorizando aquilo que tem de melhor e aceitando os defeitos.

Cuide da sua aparência

A maneira como lidamos com nossa aparência tem um impacto enorme na autoestima. Grandes transformações, ou mesmo pequenos cuidados, podem ser o pontapé inicial para nos sentirmos mais bonitas e felizes.

Um dos fatores que mais mexem com nossa autoimagem é o cabelo. Afinal, ele emoldura o rosto e nos dá segurança para interagirmos tanto com pessoas novas quanto com velhos conhecidos. É ou não verdade que uma renovação no cabeleireiro opera milagres em nosso bem-estar?

Agora você já sabe como elevar sua autoestima. É preciso dar atenção a você mesma, valorizando tanto seus atributos físicos quanto emocionais. Os impactos desse cuidado serão vistos de forma muito positiva em sua qualidade de vida.

Se você gostou desse post e quer continuar vendo nossas dicas, não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram.