skip to Main Content

Como fazer uma escova perfeita em casa?

Como Fazer Uma Escova Perfeita Em Casa?

Descobrir como fazer uma escova perfeita em casa é um desafio para muitas mulheres. O jeito certo de secar o cabelo exige uma série de cuidados que fazem toda a diferença no resultado final. Caso você não faça o passo a passo adequado, os fios podem ficar com aparência ressecada e excesso de frizz.

Para conseguir um efeito profissional, o segredo é apostar nos produtos indicados para a sua textura capilar. Uma boa dose de paciência também ajuda muito durante as primeiras tentativas. A técnica necessária para deixar as madeixas lisas e cheias de balanço costuma vir após pouco tempo de prática.

Quer aprender a fazer uma escova perfeita? Neste artigo, vamos mostrar dicas infalíveis para conquistar um cabelo modelado com rapidez e praticidade. Acompanhe!

Aposte em uma lavagem bem-feita

O primeiro passo para fazer uma escova perfeita é lavar bem os cabelos. Caso toda a sujeira não seja removida, os fios podem ficar com aspecto pesado depois de secos. Por isso, invista em um shampoo que melhore o efeito liso e garanta hidratação. Em seguida, aplique o condicionador e tenha muita atenção no momento do enxágue.

É importante que não fique nenhum resíduo no couro cabeludo. Assim, você garante maciez e brilho no resultado final. Antes de iniciar o processo de secagem, retire o excesso de água dos cabelos e escolha um protetor térmico com efeito liso absoluto. O produto pré-escova protege o cabelo do calor do secador e ainda reduz o volume.

Divida os cabelos para otimizar a escovação

No caso de fios crespos, a escovação deve ser feita com os cabelos ainda molhados para deixá-los mais alinhados. Já os fios finos, ondulados e lisos precisam ficar apenas úmidos antes de começar o procedimento.

Para facilitar a tarefa, comece a tirar a água com o secador sem utilizar a escova. Uma boa dica para não se atrapalhar é dividir as madeixas em quatro mechas largas.

Faça um risco vertical da testa até a nuca e prenda a parte de cima, de forma que não fique nada no rosto. Comece a secagem pelas mechas de baixo — sempre tomando cuidado para não queimar o couro cabeludo.

Escolha uma escova que seja adequada para o tamanho do seu cabelo. Madeixas mais longas precisam de peças grossas com cerdas naturais. Já os fios mais curtos pedem um modelo fino para facilitar o deslize nas mechas.

Posicione o jato do secador de maneira correta

No começo pode parecer difícil, mas é muito importante segurar o secador na posição certa. Se você fizer os movimentos de qualquer jeito, os fios podem ficar armados e com aspecto ressecado. Evite ao máximo encostar o cabelo no bico do secador.

O jato deve ficar, aproximadamente, a 10 centímetros de distância da raiz, sempre posicionado na diagonal. Seque as mechas de cima para baixo, rodando a escova devagar.

Mesmo depois de secar o fio, repita o movimento para garantir uma boa modelagem. Nas partes superiores da cabeça, tenha atenção com as mechas laterais para que a escova tenha maior durabilidade. Uma dica importante é não tentar imitar os movimentos feitos pelos profissionais de salão. Faça conforme sua coordenação permitir, já que você só terá uma mão livre para segurar a escova.

Escolha um aparelho de boa qualidade

Não é só a forma de segurar o secador que faz diferença no resultado da escova. A qualidade do equipamento também precisa ser avaliada com bastante cuidado. O modelo ideal deve encaixar bem na sua mão, ter o fio longo e não ser muito pesado. Dessa forma, fica mais fácil manuseá-lo durante o processo de secagem.

Se você não tem muita experiência no assunto, evite opções que possuem temperaturas profissionais. Além do risco de queimar o couro cabeludo, as mechas podem sofrer agressões severas pela proximidade com o ar extremamente quente.

Outra recomendação importante é investir no bico do secador. O acessório ajuda na hora de modelar o penteado e preserva o fluxo do ar concentrado na direção correta. Veja algumas dicas para escolher e utilizar o melhor modelo doméstico:

  • potência acima de 1.600w;
  • íons negativos ajudam a fechar as cutículas dos cabelos;
  • íons positivos preparam os fios para receber tratamentos químicos;
  • bicos de cerâmica deixam o resultado mais natural e reduzem os danos causados pela alta temperatura;
  • opções bivolts são ideais para quem viaja muito;
  • modelos com cabo ergonômico facilitam o encaixe das mãos.

Tenha cuidados especiais com a finalização

Ao secar todo o cabelo, verifique se alguma parte precisa de retoques. Passe um jato frio para selar as cutículas e evitar que os fios fiquem espetados depois de algumas horas. A finalização ideal deve ajudar a nutrir, sem deixar de lado o brilho radiante.

Aplique nas pontas um sérum capilar com ação concentrada contra danos e para a redução do frizz. O produto ainda ajuda a preservar a maciez, gerando um resultado extremamente natural. Outro fator decisivo no efeito da secagem é escolher um local bem arejado para fazer a escova.

O banheiro possui muita umidade, que costuma atrapalhar o alinhamento das mechas. Para quem tem cabelos oleosos, a raiz exige uma atenção especial. Tenha sempre por perto um bom shampoo seco para aplicar em pontos que deixam o visual com aspecto sujo.

No entanto, lembre-se que o produto não pode ser usado em excesso e a lavagem precisa ser realizada, em média, três vezes por semana. Mais uma tendência no mercado de beleza é o condicionador seco.

O spray proporciona uma hidratação instantânea para melhorar o aspecto dos fios escovados no dia seguinte. Apesar de funcionar bem em todos os tipos de estrutura capilar, a composição costuma ter o efeito potencializado em madeixas mais grossas.

Evite passar as mãos em excesso

Muitas pessoas costumam passar frequentemente as mãos nos cabelos. É um habito praticamente imperceptível, mas que pode prejudicar a beleza dos fios em longo prazo. Preste bastante atenção, especialmente, no período pós-escovação para não encostar repetidas vezes nas mechas.

Além de resultar na formação imediata de frizz, isso estimula a produção de sebo no couro cabeludo, já que resíduos de produtos sempre ficam em nossos dedos. Caso as madeixas incomodem ao cair no rosto, aposte em presilhas ou penteados para garantir mais alinhamento ao penteado.

Afinal, o processo de fazer escova em casa deve funcionar como um importante aliado na hora de otimizar o tempo e economizar dinheiro, obtendo o mesmo resultado que o procedimento feito no salão.

Veja outros detalhes que interferem na saúde capilar:

  • lavar com água quente;
  • dormir de cabelos molhados;
  • aplicar produtos sem enxague em excesso;
  • esfregar o cabelo na toalha;
  • usar condicionador na raiz;
  • evitar cortar as pontas no salão de beleza;
  • deixar de hidratar com máscara;
  • exagerar nos processos químicos;
  • desembaraçar as mechas de forma errada;
  • passar chapinha nos fios úmidos;
  • desfiar as madeixas com frequência.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma escova perfeita sem sair de casa e manter uma rotina de cuidados para que os fios fiquem sempre hidratados. Ao otimizar o tempo com o processo de escovação caseiro, fica mais fácil investir em outros procedimentos de beleza indispensáveis na rotina de qualquer mulher vaidosa.

Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui no post!

Comentários
Compartilhar

Albérico Souza

Albérico Souza é diretor técnico da Hydra Cosméticos e proprietário de um renomado Salão de Beleza. Possui mais de 30 anos de experiência como Hair Stylist e realizou, durante sua carreira, cursos de aperfeiçoamento no exterior; além de diversas pesquisas sobre cosméticos e o mercado de beleza.

Back To Top