O mercado de produtos de beleza é bem diverso, atendendo a diferentes gostos, necessidades e preços. Um grupo que tem se destacado nos últimos tempos é o de cosméticos orgânicos. Mas você sabe a diferença deles para os veganos e os tradicionais?

Cada um desses produtos possui características específicas e, por isso, merecem atenção. Antes de resolver adotar um ou outro, continue a leitura do post e entenda essas diferenças. Acompanhe para saber mais!

Cosméticos orgânicos

Os cosméticos orgânicos são desenvolvidos com ingredientes naturais com certificados de procedência, como óleos essenciais e perfumes. Essas matérias-primas são produzidas utilizando-se processos naturais de cultivo ou sendo extraídos diretamente da natureza. Também são livres de pesticidas agrícolas e outras substâncias químicas que podem ser tóxicas ou causar alergias.

Além disso, os ingredientes usados na fabricação desses produtos atendem a princípios de sustentabilidade e respeito às condições socioeconômicas da região. Assim, tanto a produção e o processamento das matérias-primas quanto a produção dos cosméticos não agridem o ambiente ou prejudicam as economias locais.

Para ser reconhecido como orgânico, um cosmético precisa ser certificado por algum órgão específico. Ele precisa ser composto, em sua maioria, por matérias-primas produzidas organicamente, podendo também conter água e outros ingredientes naturais.

Cosméticos veganos

Os cosméticos veganos são totalmente isentos de componentes de origem animal. É comum — mas não é uma regra — que também sejam cruelty-free, ou seja, livres de métodos cruéis em sua produção. Isso significa que não foram testados em animais.

Não quer dizer, necessariamente que eles sejam orgânicos ou sintéticos. Por exemplo, o mel é um ingrediente recorrente na fabricação de cosméticos orgânicos, mas não é usado nos veganos, pois é produzido por abelhas.

Cosméticos sintéticos

Os cosméticos sintéticos compõem cerca de 90% dos que estão disponíveis no mercado, ainda que estejam perdendo espaço a cada dia. São feitos com ingredientes produzidos em laboratório, geralmente — mas não necessariamente —, de origem animal. Entre eles estão:

  • álcoois;
  • parabenos;
  • silicones;
  • corantes;
  • conservantes;
  • etc.

Esses produtos mais comumente provocam alergias, irritações e trazem outros riscos à saúde, sobretudo depois de muito tempo de uso, ainda que sejam de qualidade ou caros. Além disso, muitas vezes, essas indústrias estão associadas a desmatamentos e outros problemas ambientais.

É bom destacar que o fato de um cosmético ser vegano não quer dizer que ele seja necessariamente orgânico, pois pode conter ingredientes sintéticos. A única restrição é a origem animal. Sendo assim, o melhor é mesmo verificar todas as especificações dos rótulos dos produtos. Muitas vezes eles recebem um selo ou têm essa informação bem visível.

É importante dar preferência a produtos de beleza com ingredientes naturais e que não vão provocar danos à sua saúde, pele e cabelos. Nesse sentido, os cosméticos orgânicos são uma boa opção. De qualquer forma, antes de adquirir qualquer produto, leia com atenção todos os ingredientes no rótulo, bem como a procedência deles e consulte um dermatologista.

Gostou de entender os cosméticos orgânicos e a diferença para os outros tipos? Quer ver mais conteúdos sobre beleza e bem-estar? Então, veja agora também como ter um cabelo bonito e saudável cuidando da sua alimentação.