Quem busca ficar sempre informada sobre as possibilidades do universo da beleza precisa conhecer melhor a proposta dos cosméticos veganos. Com o aumento da preocupação em manter hábitos saudáveis, cada vez mais as pessoas estão conscientizadas sobre seu papel na preservação do meio ambiente. 

Além de proporcionar um visual impecável, os produtos são resultados de uma indústria preocupada em proteger os animais. No entanto, engana-se quem pensa que comprar cosméticos natural é apenas para os adeptos do veganismo. As peles sensíveis e as suas madeixas são as principais beneficiadas pelas composições livres de químicas. 

Quer saber mais sobre o movimento e suas possibilidades? Vamos tirar suas dúvidas sobre a produção dos cosméticos e suas indicações. Acompanhe!

O que é veganismo? 

Você certamente já deve ter ouvido falar muito sobre o veganismo. A prática consiste em um estilo de vida que procura excluir, na medida do possível, o consumo de produtos e alimentos de origem animal. O principal intuito do movimento é abolir completamente a indústria que se sustenta da crueldade e do sofrimento dos bichos em diferentes áreas.

Existem muitas formas de viver o veganismo. Cada pessoa decide o ponto que mais se adapta às suas escolhas de vida. No entanto, a luta do movimento busca pela libertação dos animais em frentes abrangentes, como entretenimento, vestuário, alimentação, cosméticos e trabalho forçado. 

O que são cosméticos veganos? 

Com o crescimento de adeptos ao veganismo ao redor do mundo, diversas empresas de beleza desenvolveram linhas de cosméticos veganos. Os produtos não utilizam nenhuma substância de origem animal. Para garantir o efeito desejado da composição, uma série de substituições por itens vegetais ou sintéticos são feitas ao longo do processo de produção. 

Dentro da própria indústria natural existem algumas variações na forma de fabricação dos itens. As divisões costumam despertar confusões em pessoas que não conhecem profundamente o assunto. Por exemplo, enquanto um shampoo vegano não usa derivados de animais, o termo cruelty free, muito usado por marcas famosas, se refere apenas a ausência de testes em animais. 

Quais são as principais diferenças? 

Na hora de tornar os hábitos de consumo mais naturais é preciso ficar de olho nas diferenças do mercado. Afinal, são inúmeros termos que podem passar despercebidos para quem não tem muita experiência.

Um dos principais equívocos está em acreditar que um cosmético vegano é automaticamente natural ou orgânico. Alguns produtos da categoria possuem ingredientes com químicas. Conheça as principais classificações: 

  • natural: não contém parabenos, corantes, petróleo, fragrâncias e silicones. Pode usar alguns ingredientes sintéticos e orgânicos na fórmula;
  • orgânico: com fórmula natural, possui uma quantidade mínima de ingredientes de produção orgânica;
  • sintéticos: representam a maioria dos produtos disponíveis no mercado. Costumam utilizar ingredientes de origem animal, manipulados em laboratórios. 

Quais as vantagens de usar os produtos? 

Se você se preocupa em levar um estilo de vida mais sustentável, usar cosméticos veganos pode ser uma boa opção. Além de ser extremamente seguro para a saúde, ainda ajuda a combater a sensibilidade da pele. Como possuem menos ingredientes na fórmula, os produtos não provocam reações alérgicas. 

Outro benefício importante é a demonstração de apoio ao movimento que combate os testes e o sofrimento dos animais em laboratórios como cobaias. As embalagens feitas com materiais recicláveis usadas pela maioria das marcas do mercado também representam uma grande vertente pela defesa dos recursos naturais.   

Pronto! Agora você já conhece mais sobre os cosméticos veganos. Faça uma pesquisa detalhada e avalie a melhor forma de inserir o movimento em sua vida. Seja em uma versão completa ou apenas com o aumento da consciência de sustentabilidade, o impacto positivo já pode ser sentido em longo prazo. Tenha em mente que os produtos costumam ter preços mais altos, porém, o resultado é gratificante. 

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos.