Estimular o crescimento capilar representa uma preocupação na vida de qualquer mulher, não é mesmo? A dificuldade em fortalecer os fios costuma ser um reflexo da falta de cuidados com cosméticos e alimentação diária. Saiba que após a conclusão do ciclo natural de formação, cada nova mecha aumenta apenas 1 centímetro por mês.

Com isso, torna-se essencial descobrir maneiras de ajudar o organismo a reunir todos os nutrientes necessários para garantir o fortalecimento e o brilho da raiz até as pontas. O grande segredo está em investir em uma rotina disciplinada de tratamentos sem deixar de lado o bem-estar pessoal que também conta muitos pontos.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 dicas para ajudar seu cabelo a crescer de forma rápida e saudável. Acompanhe:

1. Cuide bem da alimentação

Pode até não parecer à primeira vista, mas o que você come interfere diretamente no crescimento das madeixas. Tendo isso mente, aumente a ingestão de alimentos com proteínas que ajudam a formar a matriz capilar com a força necessária para impulsionar o crescimento em curto prazo.

Outra questão indispensável está na necessidade de consumir vitaminas na quantidade adequada e combater a queda que prejudica a saúde dos fios. Afinal, de nada adianta alcançar o comprimento desejado se não existir força no ciclo de vida dos cabelos. Veja algumas substâncias fundamentais no processo de fortalecimento:

  • Ômega 3: salmão, nozes e semente de linhaça;
  • Vitamina A: mamão, tomate e cenoura;
  • Ferro: fígado, beterraba e feijão;
  • Vitamina C: morango, laranja e limão;
  • Zinco: amendoim, abóbora e amêndoa.

2. Massageie o couro cabeludo

Muita gente se preocupa em seguir um cronograma rigoroso de hidratação, mas deixa de lado o couro cabeludo na hora dos cuidados. Acontece que massagear a região durante a lavagem dos fios faz muita diferença no crescimento capilar. Sendo assim, para atingir o objetivo, você deve fazer movimentos circulares com as pontas dos dedos, que aumentam rapidamente a circulação sanguínea.

Quem não lava as madeixas todos os dias precisa pentear bem devagar durante alguns minutos. Esse tipo de medida ajuda ainda a fechar as cutículas dos fios para que não fiquem embaraçados no momento do sono. O mais importante, nesse caso, é utilizar pentes com dentes largos e grandes, que protegem as mechas da raiz até as pontas.

3. Faça hidratações frequentes

Sem cuidados adequados, nenhum tipo de cabelo consegue crescer bonito e sedoso. Por este motivo, hidratar os fios uma vez na semana com uma máscara indicada para sua textura capilar ajuda tanto no comprimento quanto na maciez. Logo depois de fazer a higienização com shampoo e condicionador, use um produto que recupere as mechas das agressões diárias, como poluição, secador e chapinha.

Tenha bastante atenção no momento de enxaguar os cabelos, já que qualquer tipo de resíduo pode causar quebra e dificultar o crescimento. Além disso, evite usar água quente durante as lavagens para não deixar uma aparência ressecada em longo prazo.

4. Use produtos de qualidade

Um cabelo bem tratado, certamente, apresenta um crescimento acelerado. O motivo disso é que ao investir em produtos de qualidade, todas as necessidades dos fios serão atendidas e os resultados costumam aparecer de maneira visível.

Claro que você não precisa gastar rios de dinheiro em cosméticos, porém, escolha opções que realmente estejam de acordo com seu tipo de fio. Imagine só uma mulher de cabelos secos usar um shampoo para oleosidade.

Lógico que o tratamento não terá a menor serventia e, ainda por cima, existe o risco de piorar a situação dos fios. A solução mais democrática está na possibilidade de montar um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa maneira, os cabelos recebem todas os tratamentos indicados no processo de recuperação.

Pronto! Agora você já sabe como estimular o crescimento capilar saudável. Lembre-se que os fios costumam cair por conta de uma interrupção em seu ciclo de vida natural quando não são tratados de forma adequada. Ou seja, somente uma rotina disciplinada de hábitos saudáveis é capaz de proporcionar resultados positivos de maneira permanente.

Gostou das informações deste artigo? Então deixe seu comentário no post e compartilhe mais dicas sobre o assunto!