Acelerar o crescimento do cabelo é o desejo de muitas mulheres, não é mesmo? Quem gosta dos fios longos sabe que uma série de fatores pode provocar quebra e prejudicar a saúde capilar. Uma dieta pobre em proteínas, alterações hormonais e abuso de químicas são os principais exemplos. 

Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e bons produtos, fica muito fácil conquistar o tão sonhado efeito Rapunzel. O grande segredo está em uma rotina de cuidados baseada em um cronograma capilar eficiente. Assim, as madeixas recebem todos os nutrientes necessários para um fortalecimento rápido. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 segredos para ajudar no crescimento dos cabelos. Acompanhe! 

1. Tenha cuidado ao pentear 

Pentear os fios com força compromete o crescimento das madeixas. Pode até parecer inofensivo à primeira vista, mas o hábito provoca danos e praticamente estaciona o comprimento das mechas. O mais importante é começar a desembaraçar pelas pontas, com delicadeza sem perder a paciência. 

Fique de olho para evitar aqueles nós que se formam durante o sono e interferem na estrutura capilar. Quando o cabelo está embolado, a melhor solução é penteá-lo no chuveiro ou apostar na aplicação de um óleo natural para adicionar maciez. 

2. Invista em uma boa alimentação

Muita gente não sabe, mas o seu cabelo está diretamente relacionado aos alimentos que você come. A falta de vitaminas e nutrientes são os principais responsáveis pelo pouco volume dos fios. Uma dieta rica em proteínas ajuda no fortalecimento das madeixas, com resultados visíveis em pouco tempo. 

Para alcançar um aspecto brilhante e saudável, o truque está na escolha do cardápio. Priorize opções com Vitamina A, Vitamina C, Ferro e Zinco. O consumo de água é outra questão que melhora tanto a textura capilar quanto a aparência da pele. Veja algumas sugestões de alimentos que auxiliam o crescimento dos fios: 

  • salmão, carne, peixe, ovo, queijo e gelatina sem adição de açúcar; 
  • laranja, limão, abacaxi, acerola, morango e kiwi;
  • cenoura, tomate, manga, abóbora e amendoim; 
  • feijão, beterraba, amêndoa e fígado. 

3. Reduza a quantidade de química

Abusar dos processos químicos compromete de forma severa o crescimento dos fios. Ao passar por alguns tratamentos, as mechas podem se tornar quebradiças, sem vida e elásticas. Outro problema extremamente prejudicial é escolher produtos à base de formol ou ácidos agressivos.

Esse tipo de química provoca alterações no couro cabeludo que prejudicam a saúde capilar. Caso você tenha dificuldades em ficar longe de tinturas mais claras, alisamentos ou relaxamentos, o mais indicado é fazer apenas um procedimento nas madeixas, sem acumular substâncias para diferentes finalidades. 

Faça também um contraponto de equilíbrio com o intuito de minimizar os danos. Ou seja, se o cabelo passou por uma progressiva recentemente, evite outras situações agressivas, como secador, chapinha e lavagem de forma incorreta. 

4. Priorize linhas específicas 

Para alcançar o efeito desejado, você precisa investir em produtos específicos para as necessidades dos seus fios. Procure por opções livres de sal, sulfatos e parabenos, que combinam uma limpeza suave com hidratação.

Outra questão importante é reparar os danos intensos da fibra para auxiliar o crescimento saudável. Lembre-se de que a lavagem deve ser feita sem água quente, para não agredir as madeixas. Encontrar um bom cronograma capilar também faz toda a diferença no resultado final.

O tratamento precisa concentrar máscaras com ação fortificante, antiquebra e nutrição reparadora. Já a etapa de finalização exige o uso de leave-in com vitaminas direcionadas que protegem as mechas de agressões externas. 

Pronto! Agora você já sabe como acelerar o crescimento do cabelo. Não se esqueça de que, para reestruturar a fibra capilar, é preciso utilizar produtos de qualidade. Com as substâncias adequadas e uma rotina de cuidados disciplinada, a mudança nos fios poderá ser vista em longo prazo. 

Gostou das informações do artigo? Então, conheça também o Kit Cronograma Capilar para crescimento dos cabelos da Hydra Cosméticos.