Ter cabelos fortes, livres de frizz e cheios de brilho é um sonho, não é mesmo? Para conquistar as madeixas perfeitas, é preciso prevenir e tratar os danos nos fios. E para atingir esse objetivo, não há nada melhor do que seguir uma rotina de cuidados e usar os produtos certos para o cronograma capilar. 

Afinal, todos os cabelos, sem exceção, são agredidos diariamente. Não é preciso passar por tratamentos químicos ou chapinha, basta sair na rua para ter contato com a luz do sol e a poluição. Até mesmo em casa, ao tomar banho quente, as madeixas são danificadas.

Para ajudar você a cuidar dos seus cabelos, preparamos este post explicando o que é o cronograma capilar e quais produtos devem ser usados para potencializar os resultados. Acompanhe!

O que é o cronograma capilar?

É um plano de tratamentos para recuperar a saúde dos fios. Ele consiste em realizar três tratamentos capilares semanais, sempre dando pausas de 48 horas entre cada etapa. Assim, você pode se organizar para cuidar das madeixas nas segundas, quartas e sextas, por exemplo.

Após quatro semanas, você deve parar e verificar os resultados, avaliando a necessidade de ajustar o cronograma ou deixá-lo como está. Para começar, você pode adotar a seguinte estratégia:

  • Semana 1: hidratação, hidratação, nutrição;

  • Semana 2: hidratação, nutrição, hidratação;

  • Semana 3: hidratação, hidratação, nutrição;

  • Semana 4: hidratação, nutrição, reconstrução.

Esse é um bom ponto de partida para cabelos que não estão muito danificados. Agora, se os seus fios estão muito fragilizados e quebradiços, você pode substituir a etapa de hidratação por uma de reconstrução ao final da semana 2.

Quais são os melhores produtos para cronograma capilar?

Cada etapa do cronograma tem um objetivo específico e, por isso, necessita de produtos desenvolvidos especialmente para uma finalidade. Veja:

Hidratação

Como o nome sugere, a função da hidratação é repor a água perdida pelos fios. Essa é a etapa que mais se repete no cronograma capilar, sendo importantíssima para que a nutrição e a reconstrução realmente funcionem.

Os produtos usados para a hidratação devem conter substâncias como glicerina, pantenol e vitaminas. Alguns podem apresentar óleos, porém, em baixa quantidade.

Nutrição

Esse tratamento serve para devolver os lipídeos perdidos pelos fios, onde a oleosidade natural é restaurada e os fios se mostram mais sedosos e brilhantes.

Por isso, os óleos para nutrição são os produtos mais indicados nessa etapa!

Reconstrução

Aqui, as proteínas são devolvidas às madeixas. Embora essa etapa seja essencial em qualquer cronograma, ela é ainda mais importante para quem sofre com fios porosos e quebradiços. Ela também beneficia aquelas que sofrem com cabelos ralos e finos.

As máscaras reconstrutoras contêm queratina, colágeno e aminoácidos para devolver a estrutura perdida pelos fios. Mas, cuidado! Apostar nesse tratamento com muita frequência pode tornar os cabelos rígidos e mais propensos à quebra. Então, dê intervalos de, no mínimo, 15 dias entre as reconstruções, ok?

Por que é tão importante escolher produtos de qualidade?

Se você fizer uma busca rápida na Internet, encontrará várias receitas caseiras para montar a sua agenda de tratamentos. Porém, investir em produtos criados para o cronograma é garantia de que você vai dar aos seus fios tudo o que eles precisam para crescerem fortes e saudáveis.

Pronto! Agora, você já tem diversas informações para começar o seu plano de tratamento. Invista em produtos de qualidade, dando preferência a uma linha completa do mesmo fabricante. Com isso, você terá a certeza de que está oferecendo o melhor cuidado às suas madeixas.

E aí, você já segue um cronograma capilar? Quais são os produtos que usa para deixar os fios ainda mais bonitos? Conte para a gente nos comentários! Vamos adorar saber!