O excesso de trabalho não pode servir como desculpa para deixar os cuidados com cabelo de lado. Afinal, existem diversos tratamentos capilares rápidos e eficientes que precisam de apenas alguns minutos do seu dia e apresentam bons resultados em longo prazo.

Um dos principais segredos é a prevenção de danos, já que a fibra capilar passa por muitas agressões de fatores externos, como poluição, vento e excesso de sol. Crie uma rotina de hábitos saudáveis e aprenda a identificar exatamente o que suas madeixas precisam em cada momento do cronograma capilar. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar uma lista com 5 truques essenciais para cuidar dos fios sem sofrimento. Acompanhe: 

1. Hidrate o cabelo durante o banho

Para manter os fios impecáveis, a hidratação é uma etapa indispensável no cronograma capilar. Mesmo sem tempo na rotina, você pode aproveitar o banho para cuidar das madeixas. Depois de aplicar o shampoo e o condicionador, escolha uma máscara hidrante concentrada. O ideal é massagear as mechas da raiz até a nuca enquanto o produto faz efeito. 

Outra opção prática, que costuma fazer diferença no resultado final, é a ampola de nutrição. Tendência do mercado de beleza, as bisnagas costumam agir em um intervalo de apenas três minutos.  

2. Escolha produtos para o seu tipo de cabelo 

Engana-se quem pensa que todo shampoo é igual. Escolher os produtos com componentes adequados para o seu tipo de cabelo é um grande diferencial. Por exemplo, em fios secos, a oleosidade naturalmente produzida pela raiz não consegue chegar até as pontas.

Dessa forma, torna-se necessário encontrar produtos com ativos que proporcionem sedosidade e reconstruam as fibras desgastas. Pesquise com calma sobre as características dos seus fios e invista em uma linha adequada de produtos. Além de praticidade, os cuidados do dia a dia são intensificados e garantem madeixas nutridas e brilhantes. 

3. Procure pelo pente correto

A melhor forma de prevenir a quebra dos cabelos é escolher o pente certo. No momento de desembaraçar, dê preferência aos modelos de madeira com cerdas largas. A dica vale, especialmente, para preservar a textura dos fios crespos e cacheados. Já para quem tem madeixas finas e lisas, o ideal é procurar por pentes com cerdas próximas.

A madeira evita diferentes tipos de atritos e preserva o efeito brilhante sem frizz no penteado final. Outra questão decisiva é a forma como você penteia os fios. Comece sempre desembaraçando as pontas e, aos poucos, suba para o topo da cabeça. 

4. Cuide dos fios contra o calor do secador

Escolher um bom protetor térmico é essencial. O produto forma uma camada nos fios para impedir danos causados pelo ar quente do secador. Se você faz escova ou chapinha com frequência, ele deve ser seu principal aliado para cuidar das madeixas.

Procure por algo que se encaixe com sua estrutura capilar. Entre os cosméticos disponíveis no mercado, existem diversos componentes que atuam também na reposição de nutrientes e na finalização do penteado.

Com a proteção frequente, as mechas ganham um aspecto saudável, macio e brilhante. Após o processo de lavagem, aplique o protetor nos fios úmidos em pequena quantidade. Para alcançar bons resultados é essencial ter maior atenção com as pontas e raiz.    

5. Aposte em penteados rápidos 

Os penteados são indispensáveis quando você está sem tempo para cuidar dos cabelos. Aposte em coques altos, tranças e rabo de cavalo. Além de suavizar o frizz, as opções também proporcionam um visual extremamente estiloso. Para quem não quer abrir mão dos fios soltos, o semi-preso pode ser uma ótima opção. 

Prenda as mechas da frente e a franja com pequenos elásticos. A versão mais usada do penteado proporcionam uma raiz bem alinhada com uma aparência elegante. Caso você prefira um visual moderno, pode fazer um coque puxado para trás. 

Pronto! Agora você já conhece os principais cuidados com cabelo no dia a dia. Siga nossas dicas e invista na mudança dos hábitos nocivos aos fios. O grande diferencial está em encontrar produtos que melhor se adaptam a sua textura capilar. Assim, torna-se possível deixar as mechas sempre hidratadas e brilhantes de forma prática e extremamente eficiente.    

Gostou das informações deste artigo? Então siga nosso Facebook e Instagram para conhecer conteúdos exclusivos.