Cuidar da pele de maneira correta nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, cada pessoa tem necessidades diferentes que devem ser avaliadas de forma cuidadosa. Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e uma rotina rigorosa, fica muito mais fácil manter a aparência saudável. 

A prevenção se torna sua principal aliada na hora de procurar pelos melhores tratamentos. Porém, pequenas mudanças de hábito já podem trazer efeitos significativos de beleza. O diferencial é conhecer bem as características de sua epiderme e encontrar produtos com substâncias adequadas. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 práticas essenciais para melhorar o aspecto da sua pele. Acompanhe:

1. Passe sempre protetor solar 

Os danos causados pelos raios de sol são os principais vilões de uma pele saudável. Por isso, torna-se indispensável aplicar protetor solar todos os dias para evitar manchas e rugas precoces. Avalie cuidadosamente o fator de proteção indicado, sem esquecer a necessidade de reaplicar em períodos de altas temperaturas. 

Os efeitos negativos de negligenciar o uso do produto podem resultar em doenças graves, já que existe risco de câncer de pele. Segundo os dermatologistas, cerca de 90% dos casos acontecem por exposição indevida ao sol. Uma solução prática é priorizar cosméticos com índices de proteção, como base, batom e hidratantes. 

2. Tenha cuidado com a água quente 

O banho quente é uma excelente forma de relaxar depois de um dia intenso de trabalho. No entanto, a temperatura da água pode interferir diretamente na saúde de sua pele. Os principais problemas são ressecamento e desidratação ao longo do tempo. Algumas partes do corpo também podem apresentar flacidez e até riscos de queimaduras.

Apesar de não ser frequente, a urticária também se mostra como uma reação alérgica às altas temperaturas. O grande segredo está em apostar nos banhos mornos, especialmente durante a lavagem dos cabelos. As madeixas são as que mais sofrem com o aparecimento de caspas, aumento da oleosidade, excesso de queda e falta de brilho.

3. Escolha produtos para o seu tipo de pele

Comprar os produtos adequados para a sua pele se torna um verdadeiro divisor de águas. Engana-se quem pensa que pode usar um sabonete contra oleosidade em um rosto completamente ressecado, por exemplo: o efeito costuma ser desastroso com o aparecimento de outros problemas.

Cada fórmula é desenvolvida por substâncias adequadas para os diversos tipos de pele e suas principais necessidades. Por exemplo, se você sofre com acne, precisa procurar por opções livres de óleo na composição. Assim, fica muito mais fácil preservar a saúde facial sem deixar os cuidados com a beleza de lado.

4. Faça esfoliações frequentes 

As esfoliações são responsáveis por eliminar as células mortas da pele. O procedimento deixa a aparência mais suave e funciona muito bem contra cravos ou espinhas. Tanto no corpo quanto no rosto, os resultados aparecem rapidamente: sua ação de limpeza atua como uma espécie de desintoxicação da área. Com isso, o aspecto natural é preservado ao reduzir a quantidade de fatores agressivos.

Não se esqueça de que em cada parte do corpo deve ser usado um produto diferente. Por isso, pesquise bem as indicações do produto antes de começar a aplicação. Além disso, tenha em mente que, mesmo com tantos benefícios, o uso do esfoliante não deve ser feito com frequência. O excesso de esfoliação causa alergias, descamações e ressecamentos. 

Pronto! Agora você já conhece os principais hábitos para cuidar da pele. Saiba que uma aparência saudável vai muito além do uso de produtos pontuais. Evitar dormir de maquiagem, por exemplo deve ser seu primeiro mandamento de beleza, já que as melhorias aparecem primeiro de dentro para fora. O que faz diferença no resultado final é uma rotina disciplinada, com alimentação balanceada e precauções específicas. 

Gostou das informações deste artigo? Então nos siga no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.