Cuidar do cabelo não precisa ser sinônimo de passar horas no salão de beleza e gastar rios de dinheiro. Com uma boa rotina de cuidados caseiros, é possível ter madeixas saudáveis e brilhantes, e assim reduzir os gastos com visitas frequentes ao cabeleireiro. 

Não importa qual é o seu tipo de cabelo. Com alguns cuidados especiais, dá para conquistar fios fortes e bonitos. Confira nossas dicas e veja como se livrar de problemas comuns que roubam a beleza e a saúde das madeixas!

Para cuidar bem do cabelo, comece pela lavagem

Você deve aproveitar a hora do banho não apenas para limpar os fios, mas também para tratá-los. Por isso, é importante identificar o seu tipo de cabelo para poder usar produtos específicos para ele.

Há algumas dicas que servem para quase todo mundo:

  • invista em xampus e condicionadores de qualidade, que não agridam os fios (peça sugestões ao seu cabeleireiro);
  • enxágue os cabelos com água em abundância, para não deixar resíduos dos produtos nos fios;
  • evite usar água quente, uma vez que ela remove a camada protetora dos cabelos e ajuda a estimular a oleosidade da raiz;
  • finalize o banho com um jato de água fria para dar mais brilho aos fios. Você pode achar difícil no começo, mas valerá a pena.

Para manter os fios fortes e saudáveis, capriche na hidratação

A hidratação vai além de aplicar máscaras no cabelo e enxaguar. Ela deve ser a continuação do tratamento usado no dia a dia. Dê preferência ao uso de produtos de uma mesma linha de tratamento.

Para hidratar, distribua a máscara capilar pelos fios, evitando a região da raiz. Deixe agir pelo tempo indicado no rótulo, enxaguando bastante com água morna para eliminar todos os resíduos. 

Para ter luzes sempre vivas e com brilho, invista em xampus desamareladores

Com o tempo, é normal que cabelos com luzes ou tingidos de loiro adquiram um aspecto amarelado e ressecado. Para evitar que isso aconteça, use semanalmente um xampu desamarelador, uma espécie de tonalizante que intensifica a cor dos fios.

Entretanto, esse produto costuma deixa os fios um pouco mais secos. Então, após o tratamento com o xampu desamarelador, complete com uma boa hidratação para deixar os cabelos macios e brilhantes.

Para preservar a cor dos cabelos, não esqueça o filtro solar

Não é só a pele que precisa ser protegida do sol. Os cabelos também! A recomendação é ainda maior para os tingidos, já que a exposição aos raios solares pode fazer a cor desbotar.

Por isso, aplique, após as lavagens, um bom leave-in com fator de proteção solar. Além de preservar a cor, ele também restaura a hidratação que os cabelos quimicamente tratados perdem.

Para evitar pontas duplas, aposte em óleos reparadores

Quando as pontas duplas aparecem, apenas a tesoura resolve. Se quiser evitar que isso aconteça, aplique óleo reparador nas pontas. Mas atenção! Só nas pontinhas mesmo, senão os fios ficarão oleosos.

Para se livrar do frizz, mude sua forma de pentear os cabelos

Você sai do banho, seca os cabelos levemente com a toalha e penteia em seguida, certo? Que tal mudar de estratégia e dar forma às madeixas ainda no banho? Essa é uma forma simples de evitar o frizz. Mas não esqueça que o atrito com a toalha pode colocar tudo a perder. Então, nada de ficar esfregando a toalha na cabeça para remover o excesso de água, ainda mais se os fios já forem secos.

Viu só? Até que não é tão difícil cuidar dos cabelos para que fiquem sempre saudáveis, hidratados e cheios de brilho. E isso ainda fará você se sentir mais bonita e confiante para enfrentar todos os desafios cotidianos. 

Agora que você já conhece nossas dicas, que tal ajudar sua amiga a cuidar do cabelo também? Compartilhe esse post em suas redes sociais!