Cuidar dos cabelos no dia a dia faz toda a diferença na beleza dos fios. Ainda que a rotina de compromissos seja corrida, apostar em alguns truques práticos ajuda a preservar a saúde das madeixas. O mais importante é encontrar produtos que atendam, de forma adequada, todas as necessidades de sua textura capilar. 

Para quem não tem tempo de ir ao salão ou prefere economizar, conseguir identificar o que mais afeta o crescimento e a maciez das mechas se torna um grande benefício. Dessa forma, você pode conquistar resultados de tratamentos profissionais apenas incluindo hábitos positivos em seus procedimentos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 soluções simples para tratar os cabelos e garantir um aspecto saudável e bem cuidado em longo prazo. Acompanhe: 

1.Variações de penteados em dias de chuva 

Mesmo que você não tenha usado secador e chapinha antes de sair na chuva, a umidade automaticamente provoca excesso de frizz nos cabelos. Para manter os fios bonitos e saudáveis é preciso apostar em penteados de emergência quando o tempo muda. Um coque desalinhado ou um rabo de cavalo se tornam as melhores opções.

O visual garante um aspecto elegante e disfarça totalmente qualquer tipo de ondulação. Evite presilhas de metal ou com material plástico. Dessa forma, as mechas não sofrem com os efeitos quebradiços das agressões causadas pelos acessórios inadequados. Outra dica essencial é jamais tentar pentear alguma parte molhada do cabelo com uma escova.

Use os próprios dedos ou um pente de madeira com dentes largos. Assim, você impede que o visual sofra com os fios opacos. Carregar produtos antifrizz na bolsa faz toda a diferença no resultado final dos penteados — tenha sempre uma boa fórmula em mãos para garantir a saúde capilar em dias nublados. 

2.Truques para disfarçar cabelos sujos 

Só quem já acordou atrasada para um compromisso conhece o desespero de não poder lavar os cabelos. No entanto, você pode disfarçar os fios sujos sem causar nenhum tipo de dano à fibra capilar ou um aspecto ressecado. Uma boa rotina de cuidados vai muito além dos tratamentos hidratantes — também é preciso ficar de olho em tudo que envolve a saúde dos fios.

Por isso, aposte em acessórios descontraídos para esconder o excesso de oleosidade ou o efeito pesado. Crie um visual estiloso com bonés, turbantes, lenços e tiaras. Outra opção interessante é fazer uma trança embutida da raiz até as pontas. Além de trazer elegância para o look, você ainda evita passar as mãos nos cabelos e deixá-los ainda mais oleosos.    

3.Escove os fios antes do processo de lavagem 

Para estimular o crescimento e ter um efeito relaxante, escove os cabelos antes de iniciar a lavagem. O aumento da circulação sanguínea no couro cabeludo faz com que diversos nutrientes se espelhem pelos fios. Outro benefício é remover qualquer tipo de resíduo de produtos capilares usados no dia a dia. 

Como um ponto do cronograma de beleza, lembre-se também de pentear as madeixas antes de dormir. Assim, você elimina detritos acoplados e evita a formação de nós. Mas tenha cuidado com a forma de desembaraçar as mechas. É preciso começar de baixo para cima, sem colocar força. 

4. Proteja contra as altas temperaturas 

Secadores e chapinhas são itens considerados essenciais para muitas pessoas. Caso seja necessário utilizar o calor para alinhar os fios, invista em proteção adequada. Tenha sempre na prateleira um bom produto térmico como finalizador. Ele deve ser aplicado nas mechas ainda úmidas, antes de iniciar o processo de escovação. 

As altas temperaturas provocam a perda de água e proteína natural da fibra capilar. Por isso, a função do protetor é formar uma placa em torno dos fios para impedir os danos e o excesso de volume. Além de preservar a aparência saudável, o produto contribui para secagem mais rápida e efeito brilhante. 

Pronto! Agora você já sabe como cuidar dos cabelos no dia a dia. Siga as nossas dicas e invista cada vez mais em soluções práticas que causam um efeito impactante. Afinal, a correria de uma agenda repleta de compromissos não pode ser uma desculpa para descuidar da beleza capilar. 

Gostou das informações deste artigo? Deixe seu comentário no post e compartilhe conosco seus segredos de beleza!