Encontrar o visual ideal para suas madeixas não é uma tarefa fácil. Por isso, conhecer as principais dicas de cortes para cabelos afro faz toda a diferença no momento da escolha. Com a constante discussão sobre o empoderamento feminino, cada vez mais mulheres decidem assumir seus fios naturais e deixar a chapinha de lado. 

Para valorizar sua textura capilar e trazer praticidade aos cuidados diários, você precisa saber identificar o que mais combina com seu estilo. O grande diferencial está em utilizar sempre os produtos adequados. Dessa forma, apenas tratamentos simples podem proporcionar madeixas mais saudáveis e brilhantes em pouco tempo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 5 dicas de cortes que são tendências do momento para quem deseja assumir os fios com muito estilo. 

1. Black Power Twist   

O corte recentemente foi adotado pela atriz Lupita Nyong’o e virou febre entre as mulheres. Indicado para quem tem cabelos extremamente crespos, o visual é resultado de um topete volumoso no alto da cabeça com um efeito torcido.

As mechas laterais são mais curtas e finas para destacar o rosto. A opção também ajuda a afinar os traços mais arredondados com muito estilo. 

A composição visual se torna mais harmoniosa, já que o corte disfarça os cabelos que costumam nascer lentamente em torno da testa. Assim, você pode usar o volume natural das madeixas a seu favor sem precisar ter muito trabalho para cuidar. 

2. Assimetria Chique

Moderno e prático, o corte fica bem em todos os tipos físicos. Além de valorizar os fios crespos e cacheados, a assimetria ainda traz muita elegância ao visual. O chanel diferenciado é feito com uma risca lateral, abaixo da linha do queixo e bicos longos.

O procedimento é ideal para madeixas muito volumosas com cachos largos. Além de valorizar a beleza natural do rosto, ainda proporciona uma série de opções de penteados e auxilia na transição capilar. Recomende ao cabeleireiro que faça o corte com os fios secos para garantir a precisão das mechas e altura ideal em cada lado. 

3. Curto Sexy    

Apostar em cabelos curtos proporciona um aspecto jovial e atraente. A modernidade do estilo pode ser combinada com a assimetria lateral e base arredondada. Indicado para as madeixas afros e crespas, o corte possui mechas mais curtas em apenas um dos lados do rosto.

O ponto alto está no volume concentrado na lateral oposta e na parte traseira da cabeça. Caso o seu cacho seja mais fechadinho, a opção se adapta perfeitamente aos rostos quadrados ou retangulares. O tratamento diário exige a aplicação de um ativador de cachos poderoso para ressaltar o contraponto da lateral oposta e evitar ressecamentos

4.  Médio controlado 

Trata-se de uma ótima medida para quem tem receio de radicalizar na aparência. O modelo de corte é extremamente prático no controle do volume. A técnica utilizada pelo profissional deixa as mechas do ponto inicial da cabeça menores do que a base reta da estrutura capilar.

As pontas também costumam ganhar um acabamento diferenciado com o formato definido precisamente. Apesar de não ser indicado para rostos arredondados, o médio controlado ajuda a definir os cachos e proporciona balanço aos fios. 

5. Camadas de fios longos 

 Se você é daquelas que não abre mão de ter cabelos cumpridos, optar pelas camadas é sua principal escolha. O procedimento é uma das tendências do inverno com muitas adeptas famosas. Nos fios crespos e volumosos, as pontas repicadas trazem leveza e alinhamento.

O volume da textura capilar deve ser distribuído por diferentes mechas com o intuito de formar um efeito degradê. As laterais ganham volume uniforme e harmonizam com o formato do rosto. Como a base do corte é arredondada, ainda torna-se possível adotar uma franguinha moderna. 

Agora você já conhece as principais dicas de corte para cabelos afro. Fique por dentro das tendências e adote o visual que traga mais liberdade a sua rotina. Pesquise sobre o assunto e procure referências de fotos para acertar em cheio na escolha. Lembre-se também de montar um cronograma de cuidados para seu novo visual e garantir a saúde das madeixas.

Gostou das informações deste artigo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos.