Engana-se quem pensa que não ter tempo de ir ao salão é uma desculpa para deixar a beleza de lado. Afinal, existe uma série de dicas para cuidar dos cabelos em casa e que permitem alcançar resultados surpreendentes. 

A correria do dia a dia costuma impossibilitar tratamentos capilares demorados, no entanto, o alto custo cobrado pelos profissionais da área representa outro fator decisivo na hora de optar pelo cronograma caseiro. Por isso, é muito importante ter uma dose extra de disciplina e saber identificar as necessidades de suas madeixas. 

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos mostrar 4 soluções extremamente práticas para cuidar dos fios e ter um efeito impactante em pouco tempo. Acompanhe! 

1. Invista em hidratação 

​Um dos principais segredos é conhecer bem a textura da sua fibra capilar, para identificar quais tratamentos devem ser realizados. Por exemplo, cabelos crespos devem apostar em hidratação com óleos vegetais, já que a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas. 

O procedimento caseiro não se resume apenas a usar máscaras e depois enxaguar. Comece escolhendo uma linha de shampoo e condicionador adequada para o seu tipo de cabelo. Dessa forma, os fios se preparam melhor antes de receber a hidratação concentrada.

Escolha uma máscara livre de silicones, sulfato e parabenos para que o produto penetre em toda a estrutura capilar de forma eficiente. Além disso, respeite o tempo de tratamento indicado pelo rótulo. 

Veja dicas de hidratação para cada tipo de cabelo: 

  • Liso ou mistos: compostos de babosa, óleo de damasco ou glicerina. Evite passar na raiz, para preservar o aspecto limpo;
  • Volumosos: uma boa forma de evitar o frizz e domar as mechas é apostar em ceramidas, vitamina E, proteínas e manteiga de Karité; 
  • Cacheados e crespos: como os fios desse tipo precisam de atenção especial, a rotina de cuidados deve ser intensificada. Procure por proteínas, óleos vegetais e vitamina B5;
  • Quimicamente tratados: com o uso de progressivas, os fios costumam ficar opacos e quebradiços. Para fortalecê-los, use fórmulas reconstrutoras com aminoácidos, ceramidas e óleo de abacate. 

2. Evite secadores e chapinhas           

Você pode até demorar a se acostumar com os cabelos secando naturalmente, porém, as vantagens são animadoras. Interromper o uso contínuo de secador e chapinha deixa os fios com uma textura mais encorpada e um aspecto brilhante saudável.

Além da maciez natural, as famosas pontas duplas também costumam desaparecer por completo, já que são consequências do calor excessivo. Como a fibra capilar deixa de receber as alterações, o aspecto ressecado diminui consideravelmente após um bom cronograma de hidratação. 

3. Tenha sempre um bom leave-in

Mesmo durante os cuidados capilares em casa, é necessário apostar em uma finalização eficiente. Alguns truques fazem diferença na escolha do leave-in ideal. Tudo depende da sua textura capilar. Procure por produtos que ajudam a definir a forma natural das mechas.

Por exemplo, as lisas devem fugir de fórmulas baseadas em óleos, para não deixar um efeito pesado. Aplique a composição nos fios molhados e aguarde alguns minutos para ver os resultados. Uma boa sugestão é pentear as madeixas com o produto. Dessa forma, toda a estrutura recebe a mesma quantidade, mantendo o aspecto uniforme. 

4. Aprenda a comer de forma saudável 

Nem todo mundo sabe, mas o que você coloca no prato interfere na saúde dos fios. Uma série de nutrientes fortalecem os cabelos e sua ausência no organismo pode provocar queda em excesso. Além de tudo, comer os alimentos adequados ajuda na beleza da pele e das unhas. Conheça alguns exemplos: 

  • Ferro: evita a queda e traz brilho;
  • Zinco: estimula o crescimento saudável; 
  • Cálcio: evita mechas quebradiças e finas;
  • Vitamina E: auxilia na formação de novos fios e contribui para o funcionamento das células;
  • Ômega 3 e 6: hidrata e proporciona força e brilho da raiz até as pontas. 

Agora que você já conhece uma série de dicas para cuidar dos cabelos em casa, você pode economizar tempo e dinheiro, sem deixar a vaidade de lado. Lembre-se que é muito importante seguir um cronograma detalhado para que os resultados apareçam e se mantenham. 

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais, para que eles descubram essas dicas também!