Você já deve estar cansada de saber que incluir atividades físicas na rotina faz um bem danado para a saúde, não é mesmo? Porém, com o dia a dia tão atribulado, às vezes é difícil encontrar tempo — e dinheiro — para ir à academia. Se esse é o seu caso, talvez esteja na hora de conhecer alguns exercícios para fazer em casa.

Afinal, o sedentarismo é prejudicial à saúde. Quem não se exercita está mais predisposto a desenvolver doenças, a ficar sempre mal-humorado e a não ter energia para desfrutar o que a vida oferece de bom. Dessa forma, aqueles que desejam se sentir bem e, de quebra, ter o corpo em forma, não podem excluir os exercícios do cotidiano.

Portanto, não perca mais tempo. Consulte um médico para avaliar sua saúde e parta para a ação! Veja algumas sugestões de exercícios para fazer em casa que separamos para você.

Abdominal

Há muitas variações de exercícios para fortalecer o abdômen. Seja qual for a sua escolha, o cuidado com a postura é essencial, uma vez que um movimento mal feito pode comprometer a sua coluna.

A abdominal mais simples começa com você deitada de costas no chão com os joelhos flexionados e mãos apoiadas na lateral da cabeça. A elevação do tronco deve ser feita usando a força da barriga, sem aproximar a cabeça do peito. Todo o movimento deve ser realizado de forma lenta e controlada.

Você pode também trabalhar os músculos inferiores do abdômen. Para isso, deite-se com as mãos sob os glúteos e mantenha as pernas elevadas e unidas. Depois, é só descer devagar até quase tocar o chão e retornar em seguida. Busque realizar 3 séries de 15 repetições cada uma.

Prancha

Essa é mais uma atividade para chapar o abdômen que ainda traz um benefício adicional: deixa sua postura mais reta e estável. E tudo isso usando apenas o peso do seu corpo.

Para realizar a prancha, deite-se no chão com a barriga voltada para baixo e os antebraços completamente apoiados no solo. Você deve deixar as costas retas e alinhadas com suas pernas e cabeça, sustentando a posição por até 60 segundos.

Quando estiver craque nesse exercício, eleve a dificuldade. Você pode realizá-lo com as mãos apoiadas no chão e elevar braços e pernas de forma alternada. Sempre lembrando de deixar a coluna bem retinha, OK?

Bicicleta imaginária

Essa brincadeira de criança é, sim, um bom exercício. Para executar o movimento, deite-se no chão e comece a pedalar. Além de trabalhar o abdômen, você também queimará muitas calorias. Comece com 3 séries de 1 minuto cada.

E, voltando à infância, fica aí outra sugestão: que tal começar a pular corda? Essa atividade tem um gasto calórico altíssimo, além de ser ótima para aliviar o estresse. Mas vá aos poucos, aumentando o tempo até conseguir pular 10 minutos seguidos.

Agachamento

Para tonificar as coxas e glúteos, nada melhor do que os agachamentos. Você pode começar afastando as pernas mantendo os pés paralelos. Depois, basta flexionar os joelhos formando um ângulo de 90 graus. Praticar 3 séries de 10 repetições trará bons resultados.

Se você tiver espaço, pode optar pelo agachamento com passada. Nele, a cada passo dado, você realiza um agachamento, mantendo uma perna à frente da outra. Quando sentir que o exercício está muito fácil, segure pesos em ambas as mãos para aumentar o esforço.

Pronto! Esses exercícios para fazer em casa são apenas o ponto de partida para você melhorar a sua saúde e ganhar mais qualidade de vida. Não se esqueça de fazer um aquecimento antes de começar e não exceda os seus limites. Para evitar lesões, adote a máxima “devagar e sempre”, realizando os movimentos de forma consciente.

Este post foi útil para você? Que tal conhecer outras dicas para elevar sua autoestima?