Pintar o cabelo em casa é uma realidade na vida de muitas mulheres. Porém, quem não tem muita experiência na prática, pode cometer erros que comprometem a saúde e a beleza dos fios.

Afinal, a tintura é um agente químico que agride as madeixas e não deve ser usada sem a correta preparação. Além disso, os cuidados não terminam no dia da coloração, e alguns hábitos devem ser adotados para preservar o brilho e a vivacidade dos cabelos recém-coloridos.

Para ajudar você a conquistar um efeito de salão na sua casa, separamos algumas dicas para usar antes, durante e depois da aplicação da tintura. Acompanhe!

O que fazer antes de pintar o cabelo em casa?

Se você acordou decidida a pintar os cabelos e foi logo correndo para comprar a tinta, calma! Antes de pigmentar os cabelos, é preciso tomar alguns cuidados para avaliar se os seus fios podem receber a coloração e garantir que a cor fique uniforme:

Hidrate os fios previamente

Os melhores resultados com a coloração são atingidos em cabelos saudáveis. Quando os fios estão secos e porosos, a cor não é fixada adequadamente. Por isso, é importante investir em tratamentos para assegurar a nutrição e hidratação das madeixas antes de partir para a tintura.

Faça testes

Nós sabemos como é difícil controlar a ansiedade quando você já está com a tinta para cabelos nas mãos. Porém, antes de passá-la nos fios é preciso fazer dois testes. O primeiro deles é o de alergia cutânea, em que você deve espalhar uma pequena quantidade da tinta na pele e observar se há reações.

O segundo é o teste de mecha, que tem como objetivo avaliar se as suas madeixas vão resistir à coloração e quais serão os resultados. Ele consiste em tingir uma pequena faixa do cabelo e verificar se os fios permanecem íntegros, e se a cor atingida lhe agrada.  

Limpe bem os cabelos

A última lavagem antes da tintura deve ser realizada com shampoo antirresíduos. Contudo, ela deve ser feita ao menos 24 horas antes da coloração. Com isso, os fios ficam livres de restos de outros produtos e o couro cabeludo tem tempo de recuperar sua oleosidade natural, ficando mais protegido contra as agressões da tintura.

Que cuidados tomar na hora da coloração?

Você já escolheu sua tinta, fez todos os testes e seus fios estão saudáveis e prontos para serem coloridos. Agora, conheça alguns cuidados que devem ser observados na “hora H”:

  • proteja a pele da testa, nuca e atrás das orelhas com um hidratante facial;
  • passe a tinta primeiro no comprimento dos fios, deixando as raízes para o final;
  • espalhe o produto no cabelo de forma uniforme, passando um pente largo ao longo do comprimento dos fios;
  • respeite o tempo de ação determinado na embalagem da tinta;
  • enxágue bem a tintura, até observar a água escorrer transparente.

Como garantir a saúde e beleza dos fios após a tintura?

Após a coloração, é natural que a pigmentação dos cabelos se torne menos intensa com o passar dos dias. Entretanto, há algumas maneiras de retardar o esmorecimento da cor.

A primeira delas é usar produtos próprios para cabelos tingidos. Afinal, os itens desenvolvidos para madeixas com química são mais potentes na hora de tratar e recuperar os fios.

Para potencializar os efeitos, não esqueça das sessões semanais de hidratação. Como a tinta deixa os cabelos mais ressecados, aplique finalizadores hidratantes e use óleos para restaurar a oleosidade natural.

Alguns agentes químicos, como o cloro, interferem na coloração dos cabelos. Por isso, um shampoo antirresíduo pode ajudar a corrigir alterações da cor. Um ótimo momento para usá-lo é antes da hidratação, uma vez que ele deixa os fios mais permeáveis aos ativos hidratantes.  

Pronto! Agora, você já conhece diversos cuidados que devem ser tomados por quem quer pintar o cabelo em casa e ter ótimos resultados. Não é porque você não tem tempo ou disponibilidade de ir ao salão que não pode ter as madeixas da cor que deseja.

Achou este conteúdo útil? Assine nossa newsletter e receba mais dicas úteis diretamente em seu e-mail.