Você conhece a expressão “bad hair day”? Em inglês, ela serve para designar aquele dia em que nada dá certo. Em português, costumamos usar a tradução literal, principalmente quando acordamos e os problemas com o cabelo estão evidentes antes mesmo de tomarmos o café da manhã.

Mas como transformar um bad hair day em um good hair day? Nem sempre temos tempo para cuidar dos cabelos e encontrar soluções duradouras para as brigas que travamos diariamente com nossos fios.

Pensando nisso, separamos 6 problemas capilares que podem ser facilmente contornados com alguns truques rápidos. Confira!

1. Frizz

É difícil sentir que o cabelo está arrumado quando ele está cheio de frizz. Há diversas máscaras capilares que podem ser usadas para domar aqueles fiozinhos que insistem em pular para cima.

Para uma solução mais rápida, evite esfregar os cabelos na toalha após o banho e espalhe umas gotinhas de óleo capilar nos fios antes de pentear. Se você viaja com frequência para os Estados Unidos, pode buscar nos mercados americanos folhas amaciantes para roupas. Essas dryer sheets são ótimas para passar nos cabelos e diminuir a estática, reduzindo o frizz.  

2. Excesso de oleosidade

A oleosidade deixa os cabelos com cara de sujos. Para diminuir a produção de óleo na raiz dos fios, evite lavar a cabeça com água muito quente. Se for difícil usar água fria durante toda a lavagem, pelo menos finalize o banho com um jato gelado.

Se você não tiver tempo para lavar os cabelos pela manhã, invista em xampus a seco. Apesar de controlar a oleosidade, eles não devem substituir os xampus tradicionais, uma vez que não limpam com eficácia o couro cabeludo.

3. Ressecamento

Se o seu cabelo amanhece parecendo áspero e sem vida, experimente hidratar os fios antes de dormir. Há muitos cremes com formulações específicas para serem usados durante a noite. Ao acordar, basta pentear as madeixas como de costume.

4. Pontas duplas

A solução definitiva para esse problema é o corte. Mas se o encontro entre o cabelo e a tesoura não puder acontecer, você pode tentar esconder as pontas duplas. Para isso, aplique uma mousse de alta fixação nos fios e arme os cabelos com auxílio de um difusor.

5. Cabelos murchos

Algumas mulheres têm cabelos muito finos e lisos e acordam com aquele efeito de travesseiro que deixa os fios coladinhos no rosto. Se os fios andam fracos e sem estrutura, uma boa alimentação pode resolver o problema a longo prazo.

Para uma solução rápida, faça um coque frouxo no alto da cabeça ou arrume o cabelo em uma trança bem solta antes de dormir. Ao acordar, aplique um pouco de mousse modeladora e arrume os fios com os dedos, evitando o uso do pente. O resultado será um penteado com mais charme e volume.

6. Cabelos muito armados

Se o seu problema é o excesso de volume e fios que parecem ter vontade própria, que tal investir em penteados rápidos? As sugestões incluem coques altos, rabos de cavalo ou tranças. Basta escolher aquele que mais combina com seu estilo.

Viu só como diversos problemas com o cabelo têm solução? Se você tem outras dicas para se livrar do bad hair day, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Nós vamos adorar saber!