Se tem uma coisa que tira qualquer um do sério, é a queda de cabelo. É uma situação chata e que acaba atrapalhando a nossa autoestima.

Na maioria das vezes não sabemos exatamente como reagir diante de uma situação como essa. E é aí que diminuir a queda de cabelo se torna um desafio.

Por isso, criamos abaixo uma lista com alguns dos principais cuidados que você deve colocar em prática para ajudar na redução da queda de cabelo. Dessa maneira o problema não te incomodará mais. Vamos lá?!

1. Consulte um dermatologista

Descobrir a causa da queda de cabelo é o primeiro passo. A melhor maneira de começar, é consultar um dermatologista. É esse o profissional mais indicado para investigar quais as causas e, nos casos mais graves, receitar o tratamento necessário.

Na maioria das situações, a simples mudança de alguns hábitos já é o suficiente para controlar o problema, mas pode ser que exista alguma causa relacionada à saúde, como questões hormonais, por exemplo. Por isso, é muito importante se consultar para ir eliminando as possíveis causas da queda.

2. Use produtos que ajudam a diminuir a queda de cabelo

No mercado já existem diversos tipos de produtos que ajudam a diminuir a queda de cabelo.

Entre eles, podemos encontrar aqueles que reduzem a oleosidade do couro cabeludo, cujo excesso pode resultar em inflamação e consequente dermatite, a temida caspa, que influencia na saúde e vitalidade dos fios.

3. Tenha cuidado na hora de pentear os cabelos

Poucas pessoas sabem, mas existe uma forma correta de pentear os fios de cabelo. 

Você deve pentear os fios com bastante cuidado, iniciando das pontas e subindo para a raiz, a fim de que o ato seja o mais suave possível.  Quando você penteia da maneira correta evita que os fios se “embolem” e diminuiu a formação daqueles nós que acabam quebrando o cabelo.

4. Não durma com o cabelo amarrado

Essa é uma dica simples, mas que ajuda bastante a preservar os seus fios.

O hábito de dormir com o cabelo amarrado acaba enfraquecendo a raiz devido ao tensionamento do cabelo.

A atitude de dormir com os cabelos presos, com o passar do tempo acaba resultando na queda, principalmente daqueles fios das laterais da cabeça,  o que provoca a sensação de que a testa aumentou.

5. Evite os excessos

Quando falamos em evitar os excessos, estamos nos referindo a uma vida equilibrada. Isso inclui uma alimentação balanceada, evitando-se alimentos gordurosos e e consumindo regularmente aqueles que contém ferro, vitaminas e proteínas, que ajudam no fortalecimentos dos fios.

Além disso, é indicado também que se evite o cigarro e o álcool, pois eles não são maléficos apenas para os cabelos, mas também para a saúde do corpo em geral.

O uso de aparelhos como chapinha e secador também deve ser feito com cuidado, pois o uso do calor nos fios pode deixá-los ressecados. Procure utilizar protetores térmicos para proteger os cabelos.

E aí? Gostou das nossas dicas para diminuir a queda de cabelo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro também de outros assuntos.