Todos os dias, os cabelos sofrem inúmeras agressões. A exposição prolongada à poluição, ao calor dos secadores e chapinhas e a diversos agentes químicos deixa os fios opacos e sem vida. Quando os danos são muito severos, é preciso ir além da hidratação e investir em uma reposição capilar.

Esse tratamento tem como objetivo recuperar a saúde das madeixas para restaurar a força e o brilho dos fios. Porém, para que os resultados sejam alcançados, a reposição precisa ser feita do jeito certo e com a frequência adequada. Caso contrário, os cabelos podem ficar sobrecarregados.

Para não errar na hora de realizar esse tratamento tão importante para a saúde dos seus cabelos, acompanhe este post! 

O que é a reposição de massa capilar?

As agressões do dia a dia — sol, umidade, cloro, escova, relaxamento e tantas outras — provocam a perda da massa capilar. Com isso, os fios perdem a sua estrutura e ficam mais finos, frágeis e porosos. 

A reposição, como o nome sugere, devolve as proteínas e aminoácidos que foram perdidos. Além disso, o tratamento fecha as cutículas que protegem o interior dos fios e, com isso, eles ficam mais protegidos contra os agentes externos.

Quando é preciso realizar a reposição?

Todos os cabelos sofrem danos. Porém, aqueles que passam por colorações, descolorações e alisamentos são ainda mais agredidos e merecem cuidados especiais. Assim, as madeixas quimicamente tratadas, porosas ou com pontas quebradiças devem receber o tratamento a cada 15 dias.

Já os cabelos saudáveis e naturais devem passar pelo tratamento uma vez por mês. Na hora da reposição, é preciso tomar cuidado para não pecar pelo excesso. Repor a massa capilar com uma frequência maior do que a necessária pode deixar os fios pesados e com aspecto “duro”.

Como fazer a reposição capilar?

Assim como em outros tratamentos capilares, para que a reposição realmente funcione, é fundamental escolher produtos adequados e de boa qualidade. Além de uma máscara de tratamento, você pode investir em um kit completo de reposição para potencializar os resultados.

Dessa forma, fica mais fácil seguir o passo a passo para um tratamento bem-feito. Acompanhe:

  1. lave os cabelos com um xampu antirresíduos para uma limpeza profunda e abertura das cutículas;
  2. retire o excesso de umidade e divida o cabelo em mechas;
  3. aplique a máscara de reposição em todo o comprimento dos fios;
  4. deixe agir pelo tempo determinado pelo fabricante;
  5. enxague com muita água, até tirar toda a máscara;
  6. aplique um condicionador hidratante;
  7. deixe agir por alguns minutos e enxágue em abundância;
  8. finalize com um leave-in com fator de proteção solar.

A reposição da massa dos fios pode fazer parte de um cronograma capilar junto com as etapas de hidratação e nutrição. Porém, lembre-se de não exagerar na dose para que os cabelos não se tornem rígidos e quebradiços.

Afinal, o objetivo da reposição capilar é deixar os fios macios e saudáveis novamente. A recuperação dos cabelos é um processo e, por isso, é necessário dar tempo para que as madeixas voltem a exibir toda a sua exuberância. Portanto, tenha paciência e evite sobrecarregar os fios com o excesso de tratamento.

Este post foi útil para você? Então, nos siga nas redes sociais e acompanhe os melhores conteúdos sobre tratamentos capilares. Estamos no Facebook e Instagram.