Pressão no trabalho, rotina corrida e falta de tempo para cuidar da beleza e do corpo, situações e circunstâncias que estão diretamente relacionadas à saúde do cabelo. Nesse momento, você provavelmente deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra, não é verdade? 

Pois bem, para responder essa pergunta, basta apenas uma palavra: estresse. Queira você ou não, uma vida cheia de tarefas, compromissos e com pouco tempo para lazer e descanso é tudo o que se precisa para o desenvolvimento desse problema, o qual é considerado um dos principais males do séculos 21.

E engana-se quem pensa que essa condição é algo que afeta apenas o nosso humor e bem-estar, pelo contrário, todo o nosso corpo será afetado.

Neste artigo vamos mostrar de que forma o estresse afeta a saúde do cabelo. Não perca a leitura. Confira! 

Mas e então, como o estresse age na saúde do cabelo?

De forma clara e objetiva, entenda que o estresse é um distúrbio que afeta as funções orgânicas do corpo, interferindo no funcionamento do organismo como um todo.

O ponto a destacar, nesse caso, é o fator emocional, que por sua vez poderá desencadear a produção de substâncias conhecidas por influenciar negativamente a produção dos hormônios. E é exatamente esse acontecimento que pode prejudicar a saúde não apenas do cabelo, mas também da pele e das unhas, por exemplo.

E quais são os problemas que podem vir a ocorrer? Bem, podemos salientar os seguintes:

Caspa

Devido à produção de substâncias inflamatórias, o couro cabeludo tende a ficar sensível e irritado, e como consequência desse processo pode estar o aparecimento da caspa. 

Secreção sebácea anormal

Outro problema comum em relação à saúde do cabelo é a secreção sebácea anormal. Aqui, o estresse, ou melhor, o estado de ansiedade e agitação que essa doença causa, são condições que ocasionam a produção excessiva das glândulas sebáceas.

Com isso, o couro cabeludo será afetado, dessa vez, pela oleosidade da raiz, fazendo com que os fios percam volume e fiquem “colados” uns aos outros: esse problema também pode levar à caspa.

Cabelos fracos e quebradiços 

Fios desprotegidos e menos lubrificados, estados que costumam ser desencadeados pela produção de uma substância chamada prostaglandina 2, a qual acaba resultando em cabelos fracos e quebradiços. 

Seja qual for o problema, todos os acima citados são associados a um outro ainda pior: a queda de cabelo.

Há algum tratamento que ajude a combater as ações do estresse no cabelo?

Sim, existem tratamentos que de fato contribuem para a melhor saúde do cabelo, mesmo em quadros de estresse. De modo breve, veja a seguir o que pode ser feito:

Selagem

A selagem é o tratamento recomendado para os casos em que os fios estão quebradiços e escamosos, frágeis e sem brilho.  

Óleos essenciais 

Em virtude da utilização de determinados ingredientes na fabricação dos óleos essenciais, sabe-se que esse tipo de produto tem ação comprovada para a pele e para o couro cabeludo. 

Prática de exercícios físicos 

E claro, não poderíamos deixar de falar da importância dos exercícios. Além de fazer você se sentir mais bonita e em forma, as atividades físicas aumentam a produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. 

Essa substância ajuda a reduzir os danos causados pelo estresse, inclusive no que diz respeito à saúde do cabelo.  

Para concluir, não se esqueça de que o estresse é uma doença que não pode ser negligenciada, pois não há a menor dúvida de que em estágios mais elevados ela pode resultar em problemas sérios. No que se refere à saúde do cabelo em si, lembre-se dos cuidados naturais do dia a dia

O que você achou deste artigo? Gostou? Então o compartilhe em suas redes sociais para que suas amigas também o vejam!