Quase toda garota cacheada já viveu, um dia, em crise com os cabelos. Passada aquela fase complicada de aceitação, em geral, na adolescência, a maioria das mulheres finalmente entende que mais vale aprender a tratar os cachos do que brigar com eles. E se você é uma cacheada antenada, certamente já ouviu falar das técnicas Low Poo e No Poo.

Embora possam ser usadas em qualquer tipo de cabelo, essas técnicas de limpeza beneficiam, principalmente, os cabelos cacheados e crespos, prometendo deixar seus fios naturalmente mais saudáveis e hidratados.

Se você cansou da escova e dos prendedores, vem conhecer mais sobre essas técnicas e assumir de vez os seus cachos. Neste texto, vamos explicar tudo. Confira!

O que são as técnicas Low Poo e No Poo

Ambas as técnicas se referem à lavagem dos fios, com pouco ou nenhum xampu. No caso do Low Poo, a proposta é utilizar produtos com formulações mais leves que promovam a limpeza sem agredir os fios. Já o No Poo, como a tradução já diz, significa cortar completamente o uso do sulfato, detergente presente nos xampus.

A justificativa é porque o sulfato, responsável pela limpeza, além da sujeira, remove a proteção lipídica natural dos cabelos, deixando-os ressecados. Fios cacheados são naturalmente mais ressecados, uma vez que o couro cabeludo produz menos oleosidade e também as curvas e ondulações tornam o caminho mais longo até as pontas, fazendo com que o óleo não chegue até lá.

Dessa maneira, cabelos cacheados sofreriam mais danos do que benefícios com a lavagem comum, tornando-se ressecados e sem brilho, enquanto para cabelos lisos a limpeza com xampu não é tão prejudicial.

Além disso, os condicionadores e máscaras, que devolvem os nutrientes lipídicos aos fios, não conseguem repor o suficiente. Em parte porque os produtos costumam conter derivados do petróleo, que encapam e impermeabilizam o fio com uma película artificial, impedindo a entrada dos nutrientes nas camadas microscópicas internas.

As diferenças entre as duas técnicas

Como o No Poo prega a exclusão dos sulfatos na lavagem dos fios, é preciso também abolir o uso de petrolatos, como silicones, parafinas, vaselinas e óleos minerais, presentes também em outros produtos — condicionadores, máscaras e finalizadores. Isso porque eles grudam nos fios e apenas o sulfato poderia removê-los.

Existem duas opções para seguir o No Poo: utilizar receitas caseiras para a limpeza ou comprar produtos à base de outros surfactantes, como a Cocoamidopropil Betaína, que não produz tanta espuma.

Já o Low Poo é bem mais flexível, e admite o uso moderado — a cada 15 dias — de xampus com sulfato para a retirada de resíduos de substâncias insolúveis dos fios. Além do uso de produtos de limpeza mais leves no dia a dia, como os condicionadores Co-wash, com uma pequena proporção de xampu na composição.

É indicado para mulheres que fazem coloração, reconstrução, ou que não conseguem eliminar o xampu da rotina — como as que vivem em lugares muito quentes ou praticam muita atividade física.

Os principais benefícios desse tipo de lavagem

De maneira geral, o principal benefício da limpeza com pouco ou nenhum xampu é a manutenção da hidratação natural dos cabelos, o que os fazem melhor a cada dia, deixam os cachos mais definidos e os fios com menos frizz.

Além disso, os fios livres de petrolatos se tornam acessíveis para que agentes vitais, como a ceramida e a queratina, possam agir mais profundamente. Dessa maneira, as madeixas ganham brilho natural e você, um cabelo saudável.

Como vimos, os xampus com altas concentrações de sulfato podem ressecar os cabelos, prejudicando especialmente os cacheados, cuja oleosidade natural é reduzida. Sendo assim, para esse tipo de cabelo, as técnicas de Low Poo e No Poo podem ser uma excelente opção, limpando os fios das impurezas do dia a dia sem retirar a saúde e hidratação naturais.

Se você gostou deste post, não deixe ler este: Cabelo crespo e cacheado: aprenda a mostrar toda a beleza dos fios.