Enfrentar uma transição capilar não é tarefa fácil. Antes de retomar a textura natural dos fios, você precisa passar por um processo de recuperação. Para isso, é necessário abandonar as químicas e ter muita paciência em todas as etapas. Ainda que os cachos estejam rebeldes no início, investir nos cuidados corretos faz toda a diferença no visual. 

Cada procedimento reúne características únicas. Tudo vai depender da velocidade de crescimento das madeixas e dos resíduos de produtos químicos na raiz. É necessário ter uma dose extra de determinação e reservar um tempo especial para tratar os fios. Afinal, existe uma série de segredos que garantem o sucesso do cacheado saudável. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre como sobreviver aos estágios da transição com tranquilidade e sem sofrimento. Acompanhe! 

Quando é preciso apostar no corte?

Logo após interromper os produtos alisantes, as mechas se tornam frágeis e ressecadas. Por isso, muitas mulheres escolhem eliminar as partes danificadas logo no início da transição. O corte de cabelo Big Chop é muito usado nessas situações, porque retira completamente a parte alisada do cabelo.  

Apesar de rápida, a medida drástica assusta, por deixar os fios naturais extremamente curtos. De qualquer forma, durante o procedimento, será necessário passar a tesoura em algum momento, mesmo que de forma amena.

Como o cabelo se divide entre as pontas com resíduo de química e as partes naturalmente cacheadas, torna-se necessário ter muita paciência para lidar com a diferença. Uma boa opção é ir cortando aos poucos, conforme o crescimento da raiz modifica e divide a textura capilar.

Quais são os produtos corretos para a transição capilar?

Para recuperar os fios de forma segura, é essencial apostar em produtos indicados para a fase de transição. Atualmente, existem diversas linhas que se dedicam a aliviar os efeitos incômodos de todas as etapas do processo. Um ativador de cachos é o produto ideal para disfarçar a diferença de textura entre as partes indefinidas do cabelo. Ao finalizar amassando as ondas, o visual ganha um efeito uniforme, volumoso e modelado.

Durante o crescimento dos fios, o frizz costuma aparecer constantemente em toda a estrutura das madeixas. Para eliminar o problema, invista em óleos vegetais antes e depois da lavagem ou em processos de umectação. 

Como lidar com as partes indefinidas do cabelo? 

A parte que ainda possui química enquanto o cabelo cresce pode apresentar mais dificuldades para cachear. Não importa a potência do leave-in e do finalizador, os fios com alisamento acabam ficando espigados e ressecados durante as etapas iniciais da transição. Existem diversas formas de disfarçar as mechas sem precisar realizar cortes.

Por isso, você precisa identificar o que se torna mais prático e adequado para sua rotina capilar. Veja algumas opções: 

  • Chapinha ou babyliss: alisar ou modelar com ar quente disfarça o frizz e o volume durante a transição. Porém, o uso diário não é recomendado, por prejudicar a definição dos cachos;
  • Texturização capilar: existem técnicas que definem os cachos naturalmente. Entre as principais estão coquinhos, trança, twist, dedoliss e flexi roads;
  • Penteados: aposte na criatividade e crie penteados que combinem com seu rosto. Além de definir um estilo diferenciado, ainda preservam a textura natural.

Quanto tempo dura o cronograma de cuidados? 

Para ter um cabelo bonito ao final da transição, é preciso ter disciplina. Montar um cronograma capilar ajuda na maciez durante o crescimento e ainda torna os cachos mais definidos. As etapas do procedimento consistem em hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma, você diminui o efeito quebradiço dos fios e a aparência dividida da textura. 

As máscaras usadas em cada estágio dos cuidados atendem a diferentes necessidades da fibra capilar. Após a sequência do tratamento, nutrientes e vitaminas tornam o cabelo intensamente saudável, com cachos impecáveis.

Pronto! Agora você já sabe como passar por uma transição capilar de forma segura e tranquila. Tenha paciência e muita determinação para libertar-se dos métodos de alisamento. Continue os procedimentos de hidratação, sem deixar de lado o volume dos cachos naturais. Afinal, o resultado é prático e recompensador no dia a dia de qualquer mulher. 

Gostou das informações deste artigo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!