Cabelos precisam de cuidados assim como a  nossa saúde. Tanto é que para se ter cabelos saudáveis é necessário uma vida saudável e equilibrada. Contudo, além dos hábitos básicos do seu dia a dia, é indispensável dedicar mais atenção a eles. Dessa forma, você consegue verificar o estado em que eles se encontram e, se for o caso, fazer um tratamento para cabelo ressecado.

Preparamos este post exatamente para que você saiba mais sobre esse recurso e faço uso dele para manter seus cabelos lindos! Continue a leitura.

Por que os cabelos ressecam?

Existem vários fatores que provocam o ressecamento. O vento, sol, poluição, água com muito cloro, por exemplo, além dos procedimentos com produtos químicos,  são alguns dos agentes que podem danificar os seus cabelos.  

Todo cabelo que tenha mais de 10 cm de comprimento sofre com o fator ressecamento. Cabelos crespos e cacheados são ainda mais propensos às consequências disso, uma vez que possuem a estrutura dos fios curvilínea: o tamanho dificulta a ponta dos fios de receber os nutrientes que o couro cabelo produz.

Alguns produtos de uso cotidiano também podem contribuir para o ressecamento. Se não combinar com o pH dos seus fios, seu cabelo perderá o  brilho e ocorrerá a dilatação das escamas. Desta forma, é necessário contar com a aplicação externa de hidratantes naturais, banhos de creme e umectações.

Qual o melhor tratamento para cabelo ressecado?

O que diferenciará cada tratamento é o estado em que os fios se encontram e qual a característica principal deles. Alguns precisarão de tratamentos mais intensivos como cauterização e reconstrução; outros basta apenas seguir um ciclo de cronograma capilar para solucionar o problema.  

Confira um passo a passo básico de como recuperar os cabelos em casa, sem gastar muito.

Shampoo

Por causa do pH do cabelo ressecado estar mais alcalino que o habitual, o indicado é usar shampoos mais ácidos que tenham a função de regular o pH dos fios. Outro tipo bom para utilizar são os com pH neutro; esses são mais indicados para cabelos quimicamente tratados.

Máscaras hidratantes

Após abrir as escamas dos cabelos com a limpeza, chega o momento de hidratar. Esse procedimento  nada mais é do que devolver a umidade natural dos fios e alguns nutrientes necessários para a estrutura capilar. Uma receita básica caseira e rápida para fazer um bom hidrante é:

  • uma banana;
  • seis colheres (sopa) de leite;
  • uma colher (sopa) de açúcar;
  • uma colher (sopa) de óleo vegetal (pode ser óleo de coco);
  • creme branco de tratamento.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o creme de tratamento, e misture com o creme. A quantidade de creme dependerá do tamanho do seu cabelo. Deixe agir por 20 minutos e finalize com o condicionador.

Essa receita devolverá  a força e o brilho que seu cabelo tanto precisa e pode ser aplicada semanalmente, dependendo de quão danificado ele esteja.  

Condicionador

A ação do condicionador é a de fechar as cutículas, simulando a oleosidade natural do couro cabeludo. Importante lembrar que pessoas com cabelos oleosos  precisam de menos produtos do que os cabelos naturalmente secos.

 Evite passar o produto muito próximo da raiz para não ter problemas com caspas ou alguma descamação por excesso de hidratação.

Como o cabelo é uma estrutura morta em nosso corpo, essa ação condicionante dura apenas até a próxima lavagem e há necessidade de constantes repetições.

Creme sem enxágue ou leave-in

Creme sem enxágue não é apenas para as cacheadas. A proteção é para todos os tipos. Aposte em cremes com fator de proteção UV; e se você é do time das escovas e secadores, use protetores térmicos para manter os fios fortalecidos e resguardados.

É necessária a ajuda de um profissional?

Se os cuidados caseiros não conseguem reverter os estragos, procure um profissional. Ele analisará as condições das madeixas e indicará o que precisa ser feito.

Alguns procedimentos são a hidratação intensiva ou a reconstrução. As possibilidades oferecidas são diversas e somente alguém especializado poderá recomendar a melhor alternativa para reverter o quadro.

Lembre-se: o melhor tratamento para cabelo ressecado significa revitalizar um item fundamental para a sua estética e autoestima. 

Gostou dessas dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e repasse esse conhecimento para as suas amigas.