skip to Main Content

Afinal, como crescer profissionalmente e pessoalmente?

Afinal, Como Crescer Profissionalmente E Pessoalmente?

Ter sucesso na carreira é o sonho de muitas pessoas, mas o que é preciso para alcançar o topo? Ao contrário do que imagina o senso comum, o êxito no trabalho não anda separado do desenvolvimento do indivíduo. Para crescer profissionalmente, também é necessário progredir como pessoa.

Alguém infeliz no emprego, por exemplo, pode acabar frustrado inclusive na vida particular. Da mesma forma, uma pessoa que não amadureceu emocionalmente terá mais dificuldade em atingir cargos de liderança e ser um bom gestor. Por isso, os dois devem caminhar juntos.

Assumir desafios no trabalho ou buscar autoconhecimento não são tarefas fáceis. Arriscar-se pode ser assustador e até mesmo estressante, mas os resultados valem a pena. Cada um tem o potencial de conquistar aquilo que deseja. Para isso, o primeiro passo deve ser procurar experiências que lhe impulsionem a se desenvolver — de terapia até cursos de especialização.

Quer descobrir como crescer na carreira e atingir sua melhor versão? Então, veja nossas sugestões para evoluir no lado pessoal e ocupacional.

Confira 4 dicas para crescer profissionalmente e pessoalmente

1. Vá atrás de autoconhecimento

Para crescermos, é fundamental nos conhecermos primeiro. O que te motiva? Já parou para analisar onde você quer chegar daqui a alguns anos? Quem você deseja ser? Faça uma autoanálise e tente descobrir quais são as suas metas pessoais e profissionais. Elas são essenciais para entender quais habilidades você precisa desenvolver e também para manter o foco em seu objetivo.

É comum mantermos comportamentos sabotadores que nos impedem de crescer. Será que você não está se limitando inconscientemente? Pode ser que estes atos sejam um sinal de insatisfação com algum aspecto de sua vida, ou ainda de um problema emocional que precisa ser resolvido. Por isso, buscar formas de se conhecer é tão importante.

Faça meditação. Comece um acompanhamento terapêutico se houver alguma questão mal resolvida. Experimente conversar com um coaching. Tente se encontrar.

2. Invista em novos aprendizados

Outro ponto crucial para o desenvolvimento, tanto interno quanto no trabalho, é procurar renovar os conhecimentos. Tem alguma habilidade que é necessária para deslanchar sua carreira? Em qual área você percebe que pode melhorar? Evite se acomodar. Sempre há coisas interessantes para aprender.

Na internet, existem diversos cursos e tutoriais gratuitos. Descubra quais são os temas que mais te interessam ou que podem ser úteis para o seu futuro e busque material sobre isso. Assista vídeos no YouTube, acompanhe blogs ou até frequente aulas presenciais. Mesmo com poucos minutos por dia, é possível se manter por dentro dos assuntos.

3. Procure ajuda de um mentor

Muitas vezes, quebramos a cabeça para resolver um problema e esquecemos que, provavelmente, alguém já trilhou aquele caminho antes. Pense nos profissionais em sua área que lhe inspiram. Eles podem servir não apenas para motivação, mas quem sabe como facilitadores em seu aprendizado.

Para encontrar um mentor, vá em eventos, workshops, palestras, converse com as pessoas da sua empresa ou ainda contacte conhecidos nas redes sociais. O networking é a melhor forma de criar conexões com pessoas que podem ser agregadoras em seu processo de amadurecimento pessoal e profissional.

4. Trabalhe sua imagem

Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Bem, por mais clichê que seja, ela não deixa de ser verdadeira. Uma boa imagem pode abrir muitas portas, inclusive no âmbito profissional. No entanto, não estamos falando apenas de estar bonita e em forma, mas do seu perfil completo.

Como você trata as pessoas ao seu redor? Como é sua comunicação? De que forma você se porta em situações de pressão? Imagem é como os outros nos vêem. Assim, depende tanto de como nos apresentamos quanto como nos relacionamos no dia a dia.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro das novidades e conferir mais ideias bacanas de como crescer profissionalmente e pessoalmente? Então, curta nossa página no Facebook!

Comentários
Compartilhar

Albérico Souza

Albérico Souza é diretor técnico da Hydra Cosméticos e proprietário de um renomado Salão de Beleza. Possui mais de 30 anos de experiência como Hair Stylist e realizou, durante sua carreira, cursos de aperfeiçoamento no exterior; além de diversas pesquisas sobre cosméticos e o mercado de beleza.

Back To Top