Para muitas mulheres, mais do que uma mudança na aparência, a transição capilar pode ser vista como uma etapa essencial do processo de empoderamento. Abandonar os tratamentos químicos e outros rituais para alisamento dos fios faz parte de um percurso marcante e desafiador de libertação das raízes naturais.

Se você não vê a hora de recuperar a textura natural dos seus cabelos, saiba que o momento é de paciência. Para desfrutar novamente de todo o esplendor das suas ondas e cachos, é preciso redobrar os cuidados com as madeixas e trabalhar a autoaceitação. 

Chegou a hora de abolir os alisamentos da sua vida? Então, saiba mais sobre a transição capilar e como atravessá-la da melhor maneira possível!

O que é a transição capilar?

A definição é simples: transição capilar é o período em que as químicas e procedimentos para alisar os fios são abandonados e o cabelo recupera sua forma natural. Assim, o cabelo em transição não recebe relaxamento, escova progressiva, chapinha ou procedimentos similares. Ao deixar de lado esses tratamentos, os fios voltam a apresentar sua textura enrolada ou crespa. 

Quanto tempo dura a transição?

Não há uma resposta para essa pergunta. Há diversos fatores que influenciam na recuperação dos cabelos e o principal deles é o tipo de tratamento que era usado para manter as madeixas lisas.

Quem fazia apenas procedimentos térmicos — com o uso de secador e chapinha —, tende a ver resultados mais rapidamente. Afinal, basta suspender o uso desses agentes e utilizar produtos para recuperar a saúde dos fios.

Agora, quem tem os cabelos tratados quimicamente terá que esperar os fios crescerem para ter os caracóis de volta. Isso porque os agentes alisadores não são facilmente eliminados das madeixas. Assim, a melhor forma de se livrar da parte alisada é tendo um ou mais encontros com a tesoura.

Como fazer a transição capilar?

É inspirador ouvir relatos de mulheres que já voltaram a ter os fios naturais, não é mesmo? Porém, é preciso lembrar que cada uma lida com a transição de uma maneira. Então, na hora de transicionar, siga o seu ritmo!

Uma boa sugestão é começar utilizando um xampu antirresíduos. Alguns tratamentos saem dos fios com as lavagens e essa é uma boa maneira de acelerar o processo. Entretanto, só isso não é suficiente para recuperar a textura original.

Para se livrar de vez da parte alisada, é preciso cortar os cabelos. Há duas maneiras de passar pela transição. Veja quais são:

Big chop

O grande corte é uma forma radical de se livrar de todo o cabelo alisado. De uma única vez, toda a textura artificial é eliminada. O novo cabelo cresce mais saudável e não há mais preocupação com as partes quimicamente tratadas.

Se a ideia de ficar livre do alisamento lhe parece atraente, mas ficar com os fios curtinhos não é sua praia, uma boa alternativa é apostar nas box braids ou trança nagô. Nessa técnica, fibras sintéticas — jumbo, kanekalon ou lã — são trançadas junto às mechas naturais, permitindo o crescimento dos novos fios sem danificá-los.

Cortes feitos aos poucos

Quem não quer retirar todo o alisamento de uma só vez pode cortar os cabelos aos poucos. Nesse caso, pode ser interessante adotar estratégias para uniformizar a textura dos fios, tais como:

  • fitagem;
  • dedoliss;
  • bigudins;
  • babyliss;
  • coquinhos;
  • twists.

Seja qual for a escolha na hora de transicionar, é muito importante seguir um cronograma capilar, intercalando tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. A melhor forma de potencializar os resultados é optando por produtos de qualidade de uma mesma linha de tratamento, evitando fórmulas caseiras que podem não oferecer tudo de que os cabelos precisam.

Pronto! Agora, você já tem as principais informações sobre a transição capilar. Se você decidiu dar esse passo em direção à recuperação de um visual mais natural, aproveite o momento e jogue-se nessa experiência! Pode ter certeza de que ela será marcante.

Nosso post foi útil? Então, veja mais dicas de como mostrar toda a beleza dos cabelos crespos e cacheados!