Fazer escova ou chapinha no cabelo todos os dias pode se tornar um grande problema. Apesar de garantir o efeito liso, as altas temperaturas danificam as madeixas quando usadas em excesso. Por isso, você precisa ficar atenta e montar uma rotina de cuidados para deixar as mechas saudáveis e extremamente hidratadas.

Mas não se preocupe! Com dicas certeiras e uma pesquisa detalhada, se torna muito mais fácil encontrar os produtos certos para cada tipo de textura capilar. O grande segredo está em investir em hábitos que potencializam o resultado da escovação sem deixar de lado a praticidade. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 cuidados essenciais na hora de alisar os fios e conseguir um visual impecável. Acompanhe:  

1. Use um protetor térmico eficiente

Expor os cabelos às altas temperaturas sem nenhum tipo de proteção é um erro que costuma causar danos graves em longo prazo. O produto protege os fios do excesso de calor e impede o ressecamento, que está entre um dos principais efeitos colaterais da chapinha.

A ação da composição cria uma espécie de capa protetora que blinda a estrutura capilar. Além de proteger contra quebra, o efeito termoativado ainda garante o selamento das cutículas sem deixar de lado o brilho radiante.

Outra vantagem significativa é a facilidade de escovar os cabelos, já que as substâncias proporcionam textura maleável logo após a aplicação. Escolha uma opção que seja indicada para o seu tipo de mecha para potencializar os benefícios e o resultado da proteção térmica.  

2. Evite expor os cabelos diariamente 

Se você é adepta de uma boa escova, sabe que o efeito não costuma durar até o dia seguinte. E, para resolver esse problema, muitas mulheres fazem o retoque do liso com a chapinha. O uso diário das altas temperaturas pode deixar o cabelo poroso, com pontas duplas e algumas mechas mais claras.

A indicação para garantir a saúde das madeixas é dar um intervalo de, no mínimo, dois dias para refazer o efeito chapado. As pranchas de cerâmica são as mais recomendadas pelos profissionais de beleza. O segredo das peças está na possibilidade de equilibrar as temperaturas durante o processo de contato com os fios.    

3. Monte um cronograma capilar

Para ter cabelos bonitos e saudáveis, é preciso investir em um cronograma capilar completo. Dessa forma, a textura dos fios recebe todos os nutrientes necessários para se recuperar rapidamente de qualquer agressão sofrida por secador ou chapinha. O procedimento deve ser adaptado de acordo com as necessidades de cada tipo de madeixas.

Por exemplo, quem possui cabelos leves, porém, opacos ou ressacados, deve começar pela hidratação concentrada. Já os fios que sofrem com os danos causados pela prancha costumam apresentar excesso de frizz e, por isso, o tratamento direcionado precisa ser a nutrição.

A rotina pode ser alterada conforme os primeiros resultados conquistados. O mais importante é investir em hidratação, nutrição e reconstrução em diferentes etapas.  

4. Escolha produtos adequados 

O resultado do liso perfeito pode ser potencializado com o uso de produtos indicados para o seu tipo de cabelo. Existem também alguns segredinhos que são fundamentais na rotina de quem precisa proteger os fios do efeito da chapinha. Dê preferência às composições com silicones e óleos naturais.

Ao final da escovação, invista também em um bom leave-in para conquistar um acabamento com movimento natural. Uma boa sugestão para fazer com que os fios permaneçam bonitos por mais tempo é usar shampoo a seco. O recurso diminui a necessidade de lavar as mechas com frequência e contribui diretamente com a manutenção da escova. 

Pronto! Agora você já sabe quais cuidados adotar após fazer escova ou passar chapinha no cabelo. Os danos são praticamente inevitáveis, porém, com uma rotina disciplinada, fica muito mais fácil preservar os fios saudáveis. O mais importante é investir em produtos de qualidade, com serviços conceituados no mercado. Assim, o efeito impactante das madeixas será alcançado em pouco tempo e elogiado por todos. 

Gostou das dicas do artigo? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco seus segredos para o liso perfeito.