O controle financeiro é de extrema importância em qualquer segmento de mercado. E não só em grandes empresas, mas também em negócios de pequeno porte. Dessa forma, é possível manter as finanças em dia, sem dívidas, e o melhor, com dinheiro suficiente para fazer o seu estabelecimento crescer.

E se você deseja aprender a realizar o controle financeiro, que é um dos segredos para ter uma perfumaria de sucesso, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as principais informações sobre o tema.

  • Importância do controle financeiro
  • Como fazer o controle financeiro

 

Importância do controle financeiro

Vender produtos de qualidade e oferecer um ótimo atendimento são essenciais para uma perfumaria. No entanto, de nada adianta todos esses cuidados se não há um controle financeiro. Em outras palavras, se o dinheiro que entra no seu negócio não é administrado de forma correta.

Portanto, para que a empresa cresça e tenha sucesso é preciso entender como estão as suas finanças. Desse modo, é possível tomar decisões assertivas, como identificar o melhor momento para realizar investimentos. Seja na contratação de novos funcionários, seja na expansão da sua marca.

Afinal, se não houver dinheiro suficiente, investir em algo pode apenas gerar uma bola de neve de dívidas. E além de se tornar difícil pagar as próximas contas, a reputação da sua perfumaria pode ser prejudicada, o que não é nada bom para os negócios.

 

Conheça todos os produtos da Hydra Cosméticos. Baixe o catálogo.

 

Como fazer o controle financeiro

O controle financeiro é uma tarefa que pode ser simples, se for bem organizado. Também é importante que haja um profissional responsável por isso e que siga as principais recomendações. Entre elas, monitorar o fluxo de caixa todos os dias.

Basicamente, isso consiste em registrar as movimentações financeiras, como o dinheiro que sai para pagar as contas e o que entra referente às vendas. Com isso, também não se corre o risco de esquecer de pagar as contas ou de não saber exatamente o que foi vendido.

Outra dica é fazer projeções para verificar se há dinheiro suficiente para as despesas do próximo mês. Se a sua perfumaria ficar no vermelho, é preciso realizar ajustes. Ou as mercadorias estão com preços muito baixos, causando prejuízo, ou é necessário vender mais.

Se for o segundo caso, deve-se pensar em ações de marketing para alavancar as vendas. Além disso, é adequado sobrar dinheiro depois de pagar todos os custos. Assim, consegue-se manter um fundo de reserva, para momentos de instabilidade financeira ou mesmo para expandir a marca.

Já um erro comum é quando o proprietário da perfumaria mistura as despesas da empresa com as suas próprias. Esse problema é mais frequente nos pequenos negócios, quando se acha desnecessário ter um controle financeiro rígido.

Porém, trata-se de um cuidado que deve existir sempre, sendo que em empresas menores essa tarefa é mais fácil. E ao crescer os riscos financeiros serão reduzidos, pois existe o hábito de fazer o controle de forma correta.

Embora todo esse trabalho possa acontecer de forma manual, hoje em dia, existem aplicativos e softwares especializados. Basta procurar a ferramenta que melhor atende a sua perfumaria, assim, não é mais preciso depender de planilhas e anotações.

Converse com a Hydra Cosméticos, que oferece produtos para cabelo que já conquistaram muitos clientes.

Jefferson Lima – Consultor de Vendas

74 3612-8632

74 98851-3472

jefferson@hydracosmeticos.com.br