Muitas mulheres já passaram por algum processo de clareamento dos fios, sejam luzes, balaiagem, mechas ou californianas. É verdade que sair linda e loira do salão levanta a autoestima feminina, mas, para continuar arrasando, é preciso saber como cuidar de cabelos loiros.

Como qualquer cabelo que passou por química, os loiros podem ser danificados com o tempo, ficando com fios porosos, ressecados, quebradiços e sem brilho. Por isso, hidratar os cabelos loiros com produtos de qualidade e específicos para o seu tratamento é fundamental.

Foi pensando nisso que listamos essas 9 dicas incríveis para você manter o seu cabelo loiro saudável, hidratado e lindo. Confira!

1. Siga um cronograma capilar

Todo cabelo sofre pequenas agressões, como exposição ao sol, poluição, água quente do banho, calor de chapinhas e secadores, cloro, suor, entre outras. Os cabelos descoloridos, porém, são ainda mais suscetíveis a danos, uma vez que o processo de descoloração é muito agressivo, abrindo todas as cutículas dos fios para oxigenar as moléculas de melanina.

Por isso é tão importante cuidar bem deles e investir em um cronograma capilar, ou seja, uma agenda de cuidados com o cabelo. Esse programa que garante a reposição dos nutrientes perdidos no dia a dia e é composto por três tratamentos que todo cabelo precisa: hidratação, nutrição e restauração.

Você pode montar seu cronograma focando no que o seu cabelo mais precisa, sempre respeitando o intervalo mínimo de 48 horas entre os tratamentos. Vale lembrar que hidratar semanalmente é indispensável e que a nutrição é excelente para alinhar os fios e reduzir o frizz. Já a reconstrução, pode ser feita uma ou duas vezes por mês, de acordo com o estado do cabelo.

2. Cuide da hidratação diariamente

Se você ainda não sabia como cuidar de cabelos loiros, anote essa dica: a hidratação é, sem dúvida, o que o cabelo loiro, com mechas ou platinado mais precisa! Assim, vale se dedicar a ela no dia a dia além dos tratamentos agendados.

Aposte no leave-in e nos óleos reparadores após as lavagens. O primeiro confere balanço ao cabelo e protege os fios do sol. Já o óleo oferece mais brilho e reduz o frizz, podendo ser usado também no cabelo seco, ao longo do dia, para manter as pontas hidratadas.

3. Utilize protetores térmicos

Se você não quer ter todo esse trabalho para colocar tudo a perder em um mergulho de verão, não pode abrir mão dos protetores térmicos. Isso porque os fios descoloridos, com as cutículas abertas, são mais sensíveis à ação do magnésio presente na água da piscina, o que os torna esverdeados.

Os protetores térmicos evitam esse efeito indesejado, protegem a cor e os fios da ação dos raios solares e do calor de secadores, chapinhas e babyliss. Além disso, usar um leave-in com proteção UV diariamente, previne o desbotamento.

4. Sele os fios

Você já reparou que a principal causa da fragilidade dos cabelos loiros e platinados são as cutículas abertas, certo? Então, aí está a importância de selar os fios!

selagem é feita com produtos de pH ácido (abaixo de 5,0), devolvendo ao fio a umidade natural e evitando a perda de água e sais minerais. Além disso, a selagem repõe uma grande quantidade de queratina, fortalecendo o cabelo para a próxima descoloração.

5. Use shampoos tonalizantes

Os cabelos loiros tendem a amarelar ou ficar alaranjados, destoando daquele tom mais chique, com aspecto natural, que a maioria das mulheres busca. Para neutralizar o amarelamento, é fundamental usar um shampoo tonalizante com fundo cinza ou roxo. 

Mas atenção: esse produto deve ser usado com parcimônia. Caso contrário, você corre o risco de ganhar um cabelo pesado e ressecado. O ideal é lavar o cabelo com esse tipo de shampoo em intervalos de 15 em 15 dias. No próximo tópico, você vai conhecer produtos de qualidade para lhe ajudar nessa jornada.

6. Opte por produtos de qualidade

A hidratação para cabelo loiro é indispensável, e para obter bons resultados é preciso usar produtos especialmente desenvolvidos para eles, promovendo a limpeza com mais delicadeza e sem agredi-los.

Uma ótima opção de tratamento para cabelo loiro é a junção do shampoo matizante e da máscara tonalizante. Essa é a dupla perfeita para dar o tratamento merecido às mulheres com cabelos descoloridos ou iluminados. 

O shampoo matizante tem proteínas e extratos de açaí, acerola e uva, que são antioxidantes naturais e ajudam a proteger contra os danos diários. Ele também proporciona uma limpeza suave aos cabelos e neutraliza os tons amarelados e alaranjados. Já a máscara é perfeita para nutrir, tonalizar e purificar a cor dos cabelos loiros após o uso do shampoo.

Para você que está com as mechas danificadas e também não está satisfeita com o volume de suas madeixas, a máscara selagem matizante capilar Bioplastia é o ideal. Com tratamento de blindagem desenvolvido especialmente para esse tipo de cabelo, o produto possui ação defrizante para redução de volume, alisamento capilar e neutralização de tons amarelados indesejáveis, dando nutrição, brilho e maciez.

7. Fique atenta e retoque na hora certa

Para todos os casos de descoloração, existe o momento certo de retocar a cor, então é preciso ficar atenta! Quem pintou o cabelo todo de loiro, por exemplo, precisa renovar a cor a cada 30 ou 40 dias. Já as mulheres que optaram pelas luzes podem retocar a cada 60 dias ou 90 dias, caso prefiram deixar a raiz mais natural.

Loiras que pintam os cabelos brancos precisam renovar a coloração de 15 em 15 dias. Já para quem optou por técnicas de iluminação ou só descoloriu as pontas, o ideal é retocar duas vezes ao ano, sempre lembrando de hidratar os fios.

8. Mantenha o corte dos cabelos em dia

Cortar o cabelo, nem que seja só as pontinhas, garante um loiro poderoso e com um ar de bem cuidado. Atualmente, a tendência é o corte bordado que elimina as pontas duplas sem mexer no comprimento dos cabelos. Essa técnica pode ser uma ótima opção para quem tem medo de cortar as madeixas. 

9. Tenha cuidado com o uso de químicas

Se você tem os cabelos descoloridos e quer realizar algum procedimento químico, como a escova progressiva, precisa ter atenção. As loiras podem usar outras químicas, mas precisam aplicá-las depois de mudar a coloração. Isso porque, no momento de colorir os fios, as cutículas se abrem, mas o efeito da progressiva é o contrário: elas se fecham.

Vale lembrar que a hidratação para cabelo loiro é fundamental antes e depois da descoloração, e deve ser feita com produtos de qualidade em todas as etapas do tratamento. Se você ainda não realizou nenhum tipo de descoloração, mas tem vontade, saiba que as técnicas de iluminação em diferentes tons de loiros estão super na moda. 

Agora que você já sabe como cuidar de cabelos loiros, basta colocar nossas dicas em prática e exibir seu loiro arrasador! Gostou desse post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude suas amigas a conquistarem um cabelo loiro perfeito e saudável!